DE VOLTA AO FUTURO? A PANDEMIA DE COVID-19 COMO CATALISADORA DE MUDANÇAS NO ENSINO SUPERIOR

Palavras-chave: Ensino Superior. COVID-19. Mudanças. Desafios

Resumo

O fechamento dos campi em âmbito global devido à pandemia da COVID-19 acelerou movimentos em diferentes dimensões do ensino superior, incluindo a composição dos atores no ecossistema e as atividades de ensino, pesquisa e internacionalização. Este texto propõe, com base na literatura acadêmica e em publicações de agências internacionais, sistematizar algumas mudanças e apontar suas especificidades e alcance, com destaque para o cenário brasileiro. Constata-se que a pandemia trouxe efeitos gerais, mas esses variam conforme os países e instituições; as restrições do convívio social e a adoção do ensino remoto acirraram dificuldades já existentes no ensino superior, exigindo respostas rápidas de governos e/ou instituições; ampliou-se a digitalização do setor o que trouxe janelas de oportunidade, mas que podem ampliar desigualdades. Desta forma, a pandemia de COVID-19 teve um papel catalizador de mudanças que já estavam em curso em algumas dimensões do ensino superior, gerando novas tensões e desafios.

Biografia do Autor

André Pires, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Antropólogo, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e pesquisador do CNPq.

Helena Sampaio, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Antropóloga, é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Ana Maria Carneiro, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Cientista social, pesquisadora no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas e professora do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

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Publicado
2022-05-17