DE VOLTA AO FUTURO? A PANDEMIA DE COVID-19 COMO CATALISADORA DE MUDANÇAS NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
O fechamento dos campi em âmbito global devido à pandemia da COVID-19 acelerou movimentos em diferentes dimensões do ensino superior, incluindo a composição dos atores no ecossistema e as atividades de ensino, pesquisa e internacionalização. Este texto propõe, com base na literatura acadêmica e em publicações de agências internacionais, sistematizar algumas mudanças e apontar suas especificidades e alcance, com destaque para o cenário brasileiro. Constata-se que a pandemia trouxe efeitos gerais, mas esses variam conforme os países e instituições; as restrições do convívio social e a adoção do ensino remoto acirraram dificuldades já existentes no ensino superior, exigindo respostas rápidas de governos e/ou instituições; ampliou-se a digitalização do setor o que trouxe janelas de oportunidade, mas que podem ampliar desigualdades. Desta forma, a pandemia de COVID-19 teve um papel catalizador de mudanças que já estavam em curso em algumas dimensões do ensino superior, gerando novas tensões e desafios.
Referências
ABMES. Termômetro de captação: volta às aulas presenciais. 2021. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/pesquisas/APRE_SEM_1 008_veduca.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.
ALMEIDA, Wilson Mesquita de. ProUni e o ensino superior privado lucrativo em São Paulo: Uma análise sociológica. São Paulo: Musa/Fapesp, 2014.
AMARAL, Eliana; POLYDORO, Soely. Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na unicamp-Brasil. Linha mestra, Campinas, n. 41, 2020. Disponível em: https://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/392. Acesso em: 15 dez. 2021.
ARAUJO, Renata Mendes de et al. COVID-19, Mudanças em Práticas Educacionais e a Percepção de Estresse por Docentes do Ensino Superior no Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, p. 864-891, dez. 2020. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/v28p864. Acesso em: 02 fev. 2022.
AZEVEDO, Alexandre Ramos de; CASEIRO, Luiz Carlos Zalaf. A educação superior pública na modalidade a distância no brasil: desafios e possibilidades. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Brasília, DF, v. 3 n. 4, 2021. Disponível em: http://cadernosdeestudos.inep.gov.br/ojs3/index.php/cadernos/article/view/4893. Acesso em: 02 fev. 2022.
BARBIERI, C. Ser compra 3ª startup de educação no ano e vai vender conteúdo a concorrentes. Estadão. 02 dez. 2021. Economia & Negócios Disponível em: https://economia.estadao.com.br/blogs/coluna-do-broad/ser-compra-3a-startup-de-educacao-no-ano-e-vai -vender-conteudo-a-concorrentes/. Acesso em: 02 fev.2022.
BARBOSA, Maria Lígia de Oliveira; NEVES, Clarissa Eckert Baeta. Internationalization of higher education: institutions and knowledge diplomacy. Sociologias, v.22, n. 54, p. 22-44. Disponível em: https://doi.org/10.1590/15174522-104425. Acesso em: 05 jan. 2022.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.
CARVALHAES, Flavio; MEDEIROS, Marcelo; TAGLIARI, Clarissa. Expansão e diversificação do ensino superior: privatização, educação a distância e concentração de mercado no Brasil, 2002-2016. SSRN, 6 de outubro de 2021. Disponível em SSRN: https://ssrn.com/abstract=3892300 ou http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.3892300. Acesso em: 10 dez. 2021.
CASTIONI, Remi et al. Universidades federais na pandemia da COVID-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362021005002201&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 jan. 2022.
DIAS, Carlos Eduardo Sampaio Burgos; SAMPAIO, Helena. Serviços de apoio a estudantes em universidades federais no contexto da expansão do ensino superior no brasil. In: DIAS, Carlos Eduardo Sampaio Burgos et al. (org.). Os serviços de apoio pedagógico aos discentes no ensino superior brasileiro. São Carlos: Pedro e João 2020.
DOUGLASS, John Aubrey; CHIRIKOV, Igor. Pathways for Improving Doctoral Education – Using Data in the Pre- and Post-COVID Era. UC Berkley - SERU Reports. Berkley, 2021. Disponível em: https://cshe.berkeley.edu/publications/pathways-improving-doctoral-education-%E2%80%93-using-data-pre-and-post-covid-era. Acesso em: 05 jan. 2022.
EISENBERG, Zena et al. Núcleo de orientação e atendimento psicopedagógico: uma experiência de apoio ao estudante no ensino superior (pontifícia universidade católica do rio de janeiro – puc – rj). In: DIAS, Carlos Eduardo Sampaio Burgos, et al. (org.). Os serviços de apoio pedagógico aos discentes no ensino superior brasileiro. São Carlos: Pedro e João, 2020.
EUROPEAN COMMISSION. European Universities Initiative, Survey on the impact of COVID-19 on European Universities, Main conclusions. 2020. Disponível em: https://erasmus-plus.ec.europa.eu/sites/default/files/2021-09/coronavirus-eui-impact-results-may2020_en.pdf. Acesso em: 02 fev. 2022.
FRUEHWIRTH, Jane Cooley; BISWAS, Siddhartha; PERREIRA, Krista M. The Covid-19 pandemic and mental health of first-year college students: Examining the effect of COVID-19 stressors using longitudinal data. PLoS ONE, v.16, n.3, 2021. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0247999. Acesso em: 19 nov. 2021.
HERINGER, Rosana. Um Balanço de 10 Anos de Políticas de Ação Afirmativa no Brasil. Revista TOMO, Sergipe, n. 2, 4 jan./jun. 2014. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/tomo/article/view/3184. Acesso em: 20 nov. 2021.
HORGOS, Bonnie. et al. The Impact of the COVID-19 Pandemic on Undergraduate and Graduate Students with Emotional or Mental Health Concerns or Conditions. UC Berkeley - SERU Consortium Reports. Berkeley, 2020. Disponível em: https://escholarship.org/uc/item/83m75056. Acesso em: 15 jan. 2021.
INSTITUTO SEMESP. Pesquisa Adoção de Aulas Remotas: visão dos alunos. 2.ed. São Paulo. 2020. Disponível em: https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2021/08/Relatorio_Alunos.pdf Acesso em: 10 jan. 2021.
JANKAVSKI, André. Fintech Pravaler compra Amigo Edu e entra no segmento de educação. Estadão, 29 set. 2021. Disponível em: https://link.estadao.com.br/noticias/inovacao,fint ech-pravaler-compra-amigo-edu-e-entra-no-segmento- de-educacao,70003853793. Acesso em: 10 jan. 2022.
KNIGHT, Jane. Internationalization remodeled: Definition, approaches, and rationales. Journal of Studies in International Education, v. 8, n. 1, p.5-31, 2004. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1028315303260832. Acesso em: 15 jan. 2022.
KNOBEL, Marcelo. A Unicamp em 2020, o ano da pandemia. In: ESCALANTE, R. Universidades en pandemia: v.1, Rectores. México: Unión de Universidades de América, 2021.
KOMLJENOVIC, Janja. The future of value in digitalised higher education: why data privacy should not be our biggest concern. High Educ., n.83, p.119–135, 2022. Disponíverl em: https://doi.org/10.1007/s10734-020-00639-7. Acesso em: 02 fev. 2022.
LIMA, Jackeline Soares. A Universidade assistência estudantil DE BRASÍLIA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. Cadernos Cajuína, v. 6, n. 3, 2021. Disponível em: https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/504. Acesso em: 12 jan. 2022.
MAHER, Branden; VAN NOORDEN, Richard. How the COVID pandemic is changing global science collaborations. Nature, v. 594, n. 7863. p.316-319. 2021. Disponível em: https://www.nature.com/articles/d41586-021-01570-2. Acesso em: 05 jan. 2022.
MAIA, Rodrigo. Educação e tecnologia: por que grandes empresários querem investir nas 'edtechs'. CNN Brasil. 28 de junho de 2021. Business. Disponível em: Https://www.cnnbrasil.com.br/business/educacao-e-t ecnologia-porque-grandes-empresarios-querem-invest ir-nas-edtechs/. Acesso em: 15 jan. 2022.
MARTINS, Carlos Benedito. Reconfiguração do ensino superior em tempos de globalização. Educação & Sociedade, Campinas, v. 42, e241544, 2021. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100311&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 07 jan.2022.
MARTINS, Ronei Ximenes. A covid-19 e o fim da educação a distância: um ensaio. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 242-256, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/620. Acesso em: 12 jan. 2022.
MENDES, Maíra Tavares. Políticas de Reconhecimento e de Redistribuição na Permanência Estudantil. Estudantil. Educação & Realidade, v. 45, n. 4, 2020. e96281. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623696281. Acesso em: 20 dez. 2020.
NEVES, C. E. B.; BARBOSA, M. L. D. O. Internacionalização da educação superior no Brasil: avanços, obstáculos e desafios. Sociologias, v.22, n. 54, p.144-175, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/15174522-99656. Acesso em: 11 jan. 2020
OECD. The state of higher education: One year into the COVID-19 pandemic. OECD, Paris, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1787/83c41957-en. Acesso em: 12 jan. 2021.
PIRES, André. A COVID-19 e a Educação Superior no Brasil: usos diferenciados das tecnologias de comunicação virtual e o enfrentamento das desigualdades educacionais. Educación, Lima, v. 30, n. 58, p. 83-103, 2021. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1019-94032021000100083&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 01 fev. 2022.
PIRES, A.; RIBEIRO, M. de O. Produções bibliográficas sobre o programa Universidade Para Todos (ProUni) entre 2005 e 2018: desenho do programa; perfil dos ingressantes; permanência e egressos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020035, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8657166. Acesso em: 8 jan. 2022.
SALMI, Jamil. COVID's Lessons for Global Higher Education. Lumina Foundation. Indianapolis, 2020, 101p. Disponível em: https://www.luminafoundation.org/wp-content/uploads/2020/11/covids-lessons-for-global-higher-education.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
SANTOS, Dyane Brito Reis. Para além das cotas: a permanência de estudantes negros no ensino superior como política de ação afirmativa. Orientador: Robinson Moreira Tenorio. 2009. 241 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação UFBA, Salvador, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11778/1/Tese%20%20Dyane%20Santos.pdf. Acesso em: 12 dez. 2021.
Santos, Eduardo Henrique Moraes et al. A assistência estudantil e a Covid-19. Revista Serviço Social Em Perspectiva, v.5 n.02, p.106–134, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.46551/rssp.202121. Acesso em: 12 jan. 2022.
SORIA, Krista M. et al. Undergraduates' Experiences During the COVID-19 Pandemic: Disparities by Race and Ethnicity. UC Berkeley - SERU Consortium Reports. Berkley, 2020. Disponível em: https://escholarship.org/uc/item/1rf4p547. 2020. Acesso em: 12 dez. 2021.
SOUZA, Pedro H. G. Ferreira de et al. Os efeitos do programa bolsa família sobre a pobreza e a desigualdade: um balanço dos primeiros quinze anos. Brasília, DF. IPEA, Texto para Discussão, IPEA, n. 2499, ago, 2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_2499.pdf. Acesso em: 15 dez. 2021.
STEVANOVIC, Aleksandra; BOžIC, Radoslav; RADOVIC, Slaviša. Higher education students' experiences and opinion about distance learning during the COVID-19 pandemic. J Comput Assist Learn. V. 37, n. 2, p. 1682-1683, 2021. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jcal.12613. Acesso em: 10 jan. 2022.
VARGAS, Hustana Maria; HERINGER, Rosana Rodrigues. Políticas de Permanência e assistência estudantil nas universidades federais brasileiras: uma análise a partir dos websites. In: CARMO, Gerson Tavares do (org.). Sentidos da permanência na educação: O anúncio de uma construção coletiva. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2016. p. 197-223.
ZUBOFF, Shoshana. A Era do Capitalismo de Vigilância. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).