DECOLONIZAR CURRÍCULOS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: INCORPORANDO VISÕES DE MUNDO “OUTRAS” NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • David Arenas Carmona Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Rita de Fátima da Silva Rosas de Castro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Palavras-chave: Currículo. Decolonialidade. Universidade.

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa que objetivou buscar nos Estudos Culturais ancoragem para discutir uma proposta de investigação que pretende estabelecer uma intersecção entre os estudos decoloniais e o currículo existente para a formação de professores nas instituições de Ensino Superior do Estado de Mato Grosso do Sul. Traçou-se inicialmente uma linha de reflexão teórica a partir de uma pesquisa bibliográfica que revisitou a história do surgimento da Universidade no contexto latino-americano, mas especificamente no Brasil evidenciando, o quão tardio foi o surgimento do Ensino Superior em nosso país. O formato de Universidade que temos até hoje, segue o modelo Napoleônico, ou seja a Universidade brasileira nasceu como uma cópia simplificada das Universidades europeias e nessa perspectiva surgem questionamentos como, o que preconizam os currículos dos cursos de formação de professores na atualidade? Quais perspectivas podem ser vislumbradas nestes currículos a fim de que estes profissionais consigam compreender o que significa a premente necessidade de incorporar visões de mundo outras, reconhecer saberes outros que não os saberes hegemônicos perpetuados pela geopolítica do conhecimento? Finalizamos destacando a necessidade de se promover a decolonização dos currículos através de um diálogo de saberes, onde poderíamos construir novas propostas curriculares com novos campos de conhecimento para aprender a reconhecer e valorizar conhecimentos outros.

Biografia do Autor

David Arenas Carmona, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Câmpus de Aquidauana (CPAQ)

Rita de Fátima da Silva Rosas de Castro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Câmpus de Aquidauana (CPAQ).

 

 

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Publicado
2022-05-17