JIU-JÍTSU: BEM-ESTAR EMOCIONAL E FÍSICO DOS MILITARES PRATICANTES UM ESTUDO NO 1º BATALHÃO DE POLICIA MILITAR DO TOCANTINS

  • Leonardo de Andrade Carneiro Policia Militar do Tocantins
  • Leandro Caitano dos Santos Policia Militar do Tocantins

Resumo

Esta pesquisa demonstra que o Jiu-Jitsu pode nortear ações na Polícia Militar do Tocantins na implementação de esporte visando à qualidade de vida no trabalho (QVT). Desta forma, visa entender como os praticantes se encontravam antes do início e quais dificuldades encontradas nos treinamentos, asseverando ainda, quais os fatores motivacionais para a prática deste esporte. Os dados evidenciam (perfil, treinos e interesse, dificuldades, motivos, objetivos, saúde física e mental, auto-avaliação) assuntos que podem auxiliar nas tomadas de decisões dos gestores na implantação de esportes no ambiente de trabalho visando melhorar o bem-estar do servidor policial militar. Este trabalho teve a participação de 20 militares. Os dados foram coletados e analisados facilitando as considerações desta pesquisa.

 

Palavras-chaves: QVT; Motivação; bem-estar.

Biografia do Autor

Leonardo de Andrade Carneiro, Policia Militar do Tocantins

Aluno do Mestrado em Modelagem Computacional de Sistemas - UFT; graduado em administração de pequenas e médias empresas, Especialista em Gestão Pública; Especialização em Docência profissional e Tecnológica; Pesquisa na área de educação mediada por tecnologia e aprendizagem colaborativa.

Leandro Caitano dos Santos, Policia Militar do Tocantins

Possui graduação em Ciencias Contabeis pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2016). Atualmente é 3º sgt instrutor de defesa pessoal e jiu jítsu no 1º BPM projeto Dojo de Ouro - Polícia Militar do Estado do Tocantins. Tem experiência na área de Defesa Pessoal, com ênfase em Defesa. Faixa Preta - CBJJ/IBJJ Nº 71773.

Publicado
2019-03-01
Seção
Artigos