JIU-JÍTSU: BEM-ESTAR EMOCIONAL E FÍSICO DOS MILITARES PRATICANTES UM ESTUDO NO 1º BATALHÃO DE POLICIA MILITAR DO TOCANTINS
Resumo
Esta pesquisa demonstra que o Jiu-Jitsu pode nortear ações na Polícia Militar do Tocantins na implementação de esporte visando à qualidade de vida no trabalho (QVT). Desta forma, visa entender como os praticantes se encontravam antes do início e quais dificuldades encontradas nos treinamentos, asseverando ainda, quais os fatores motivacionais para a prática deste esporte. Os dados evidenciam (perfil, treinos e interesse, dificuldades, motivos, objetivos, saúde física e mental, auto-avaliação) assuntos que podem auxiliar nas tomadas de decisões dos gestores na implantação de esportes no ambiente de trabalho visando melhorar o bem-estar do servidor policial militar. Este trabalho teve a participação de 20 militares. Os dados foram coletados e analisados facilitando as considerações desta pesquisa.
Palavras-chaves: QVT; Motivação; bem-estar.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).