CLUBES DE LEITURA EM BIBLIOTECAS ESCOLARES NA REDE MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS: PERCURSOS HISTÓRICOS (2009-2019)

Palavras-chave: Incentivo à leitura. Cultura escolar. Clube da leitura. História da educação. Bibliotecário escolar.

Resumo

Este trabalho inicia uma discussão compreendendo uma revisão bibliográfica acerca do processo histórico dos clubes de leitura de bibliotecas escolares na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. A partir das atividades iniciadas pelos clubes de leitura em 2009, haverá uma tentativa de observar quais foram seus impactos na cultura da biblioteca escolar, observando possíveis permanências e rupturas com ressonância a estudos realizados anteriormente, a partir do Decreto n. 3.735/46, que regulamenta as bibliotecas escolares e os clubes de leitura como associações auxiliares da escola. Como metodologia de trabalho, neste momento, é adotada a pesquisa na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação e Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT) e na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI). Procurou-se abordar questões como: cultura escolar, atuação profissional do bibliotecário escolar, novas tecnologias, história da educação catarinense e outras problemáticas do campo.

Biografia do Autor

José Augusto da Silva Neto, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutorando em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. 

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Publicado
2022-08-09
Seção
Artigos