AS POLÍTICAS SOCIAIS E A PROTEÇÃO SOCIAL DA POPULAÇÃO AKWẼ-XERENTE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (1970-2010)

  • Gislene Ferreira da Silva Araújo Faculdade ITOP, Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Rosemary Negreiros de Araújo Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir como as políticas sociais garantem a proteção social à população Akwẽ-Xerente entre as décadas de 1970 à 2010, por meio de uma revisão bibliográfica crítica. Realizou-se uma reflexão sobre o processo de formação das políticas sociais inerentes ao Modo de Produção Capitalista a partir da sua formação em monopólios, como se constituiu no Brasil, como impactam sobre a população Akwẽ-Xerente a partir da década de 1970 até 2017. Identificou-se que mesmo com a conquista da demarcação das terras indígenas, a proteção social à população Akwẽ-Xerente pouco avançou entre 1970 e 2010.  A pauperização persiste, bem como permanece a luta para não perder território e para ampliação dos direitos sociais.

Biografia do Autor

Gislene Ferreira da Silva Araújo, Faculdade ITOP, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Assistente Social, Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC – GO, bolsista Fapeg; Especialista em Gestão em Serviço Social e Políticas Públicas pela Faculdade ITOP, bolsista Faculdade ITOP; Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela UFT; graduada em Serviço Social pela Universidade Católica de Goiás; membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Serviço Social, Formação e Exercício Profissional (GEPESSFEP); professora e coordenadora do curso de Serviço Social da Faculdade ITOP; professora substituta do curso de Serviço Social da UFT.

Rosemary Negreiros de Araújo, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Curso de Serviço Social no Câmpus de Miracema/UFT.

Publicado
2018-04-20
Seção
Artigos