CRIANÇAS BEM PEQUENAS E RELAÇÕES DE AMIZADES EM SITUAÇÕES DE BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Brincadeiras. Culturas de Pares. Relações de Amizade.

Resumo

Este artigo situa-se na interlocução entre aportes da Educação Infantil e da Sociologia da Infância e tem como objetivo principal analisar como as crianças pequenas se organizam socialmente para composição dos grupos brincantes a partir da eleição de critérios de amizade. Optou-se pelo desenvolvimento de um estudo etnográfico com crianças de 3 anos em uma instituição pública de Educação Infantil. A geração de dados ocorreu mediante observações participantes com registros em diário de campo, gravações em vídeo e posterior seleção e descrição de episódios interativos. Os achados do estudo revelam que as referências às afiliações são estratégias significativas para a formação e organização dos grupos brincantes que sinalizam compreensões sociais estruturantes das culturas de pares. As crianças constroem suas identidades sociais, cultivando e mantendo amizades, revelando o quanto elas expressam a preocupação em ser e ter amigos, o que evidencia o reconhecimento social em seus contextos de vida.

Biografia do Autor

Rafaely Karolynne do Nascimento Campos, Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pedagoga do Instituto Federal de Sergipe (IFS). 

Tacyana Karla Gomes Ramos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

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Publicado
2022-05-12