CRIANÇAS BEM PEQUENAS E RELAÇÕES DE AMIZADES EM SITUAÇÕES DE BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este artigo situa-se na interlocução entre aportes da Educação Infantil e da Sociologia da Infância e tem como objetivo principal analisar como as crianças pequenas se organizam socialmente para composição dos grupos brincantes a partir da eleição de critérios de amizade. Optou-se pelo desenvolvimento de um estudo etnográfico com crianças de 3 anos em uma instituição pública de Educação Infantil. A geração de dados ocorreu mediante observações participantes com registros em diário de campo, gravações em vídeo e posterior seleção e descrição de episódios interativos. Os achados do estudo revelam que as referências às afiliações são estratégias significativas para a formação e organização dos grupos brincantes que sinalizam compreensões sociais estruturantes das culturas de pares. As crianças constroem suas identidades sociais, cultivando e mantendo amizades, revelando o quanto elas expressam a preocupação em ser e ter amigos, o que evidencia o reconhecimento social em seus contextos de vida.
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