A DISCIPLINA DE PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA A PARTIR DOS PROFESSORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavras-chave: Práticas Corporais de Aventura. Currículo. Formação Inicial.

Resumo

A presente pesquisa buscou discutir a disciplina de Práticas Corporais de Aventura, a partir da fala dos professores dos cursos de licenciatura em Educação Física, das Instituições de Ensino Superiores públicas brasileiras. Diante desse contexto essa pesquisa teve como objetivo: Analisar a percepção dos docentes das disciplinas de PCA acerca de seu aspecto pedagógico para atuação dos futuros professores. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa. Para a realização do trabalho foram entrevistados 13 professores. A análise dos dados se deu através do método de Análise de Conteúdo, Bardin (2011). Para a coleta dos dados foi utilizado um roteiro de entrevista elaborado pelos autores da pesquisa. A realização das entrevistas evidenciou que a disciplina está se consolidando no currículo dos cursos de licenciaturas em Educação Física. Os professores demonstram afinidade com as Práticas Corporais de Aventura e conhecimento ao ministrar os conteúdos, interligando-os com diversos temas da atualidade.

Biografia do Autor

Raimundo Erick de Sousa Agapto, Instituto Federal do Ceará

Mestre em Educação Física. Docente no Instituto Federal do Ceará IFCE – Câmpus Canindé. 

Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Educação Física. Docente no Programa de Mestrado em Educação Física-PPGEF na Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF. 

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Publicado
2022-09-28