EDITORIAL
Resumo
O dossiê “Educação em tempos de pandemia e outros cenários de crise: políticas, direitos, pedagogias, diversidade e diferenças” nasce com o objetivo de compartilhar estudos, pesquisas e experiências ocorridas durante esse cenário de pandemia que tem trazido uma série de inquietações e desafios para a Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio em todas as suas modalidades) e para o Ensino Superior, no Brasil e no mundo.
Além dos desafios educacionais do contexto de isolamento físico criado pela necessidade de prevenção à covid-19, somam-se as dificuldades de parcela significativa da população brasileira e mundial cuja existência está permeada pelos mecanismos de exclusão social e pela luta por outros direitos básicos, como o direito à vida, à saúde e à moradia.
Dentre os desafios educacionais, encontram-se o surgimento de perspectivas equivocadas de trabalho educacional não presencial, sustentadas pelas cobranças que recaem sobre as instituições de Educação Básica. No Ensino Superior, também existem uma série de desafios que vão desde as dificuldades para realização de trabalho educacional online em cursos presenciais até as condições de vida dos/as estudantes. Em ambos os casos – Educação Básica e Ensino Superior – ainda temos as discussões relacionadas aos direitos de estudantes, famílias e profissionais da educação, o aprofundamento da precarização do trabalho docente e a necessária discussão a respeito de um possível planejamento de retorno. A pandemia de covid-19, com registro do primeiro caso no Brasil em fevereiro de 2020, ainda não acabou e, nesse momento, ainda temos muitas dúvidas sobre o que nos espera nos próximos anos.
Referências
SANTOS, Solange Estanislau dos; SARAIVA, Marina Rebeca de Oliveira. O ano que não tem fim: as crianças e suas infâncias em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1177-1187, dez./dez., 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1177. Acesso em: 05/02/2022.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).