EDITORIAL

Resumo

O dossiê “Educação em tempos de pandemia e outros cenários de crise: políticas, direitos, pedagogias, diversidade e diferenças” nasce com o objetivo de compartilhar estudos, pesquisas e experiências ocorridas durante esse cenário de pandemia que tem trazido uma série de inquietações e desafios para a Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio em todas as suas modalidades) e para o Ensino Superior, no Brasil e no mundo.

Além dos desafios educacionais do contexto de isolamento físico criado pela necessidade de prevenção à covid-19, somam-se as dificuldades de parcela significativa da população brasileira e mundial cuja existência está permeada pelos mecanismos de exclusão social e pela luta por outros direitos básicos, como o direito à vida, à saúde e à moradia.

Dentre os desafios educacionais, encontram-se o surgimento de perspectivas equivocadas de trabalho educacional não presencial, sustentadas pelas cobranças que recaem sobre as instituições de Educação Básica. No Ensino Superior, também existem uma série de desafios que vão desde as dificuldades para realização de trabalho educacional online em cursos presenciais até as condições de vida dos/as estudantes. Em ambos os casos – Educação Básica e Ensino Superior – ainda temos as discussões relacionadas aos direitos de estudantes, famílias e profissionais da educação, o aprofundamento da precarização do trabalho docente e a necessária discussão a respeito de um possível planejamento de retorno. A pandemia de covid-19, com registro do primeiro caso no Brasil em fevereiro de 2020, ainda não acabou e, nesse momento, ainda temos muitas dúvidas sobre o que nos espera nos próximos anos.

Biografia do Autor

Cleriston Izidro dos Anjos , Universidade Federal de Alagoas

Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (CEDU/UFAL/Brasil), atuando na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CEDU/UFAL). Diretor Interino da Unidade de Educação Infantil Profa. Telma Vitoria (UFAL). Membro do Corpo Docente do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul (Angola). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2004), Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2008), Doutorado em Educação pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (2015) e Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2019). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Formação de Professores, Linguagens Expressivas e Culturas das Infâncias. Coordenador do GEPPECI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (CNPq/CEDU/UFAL), Membro Colaborador Doutorado do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CIEC/UMinho/Portugal) no grupo "Contextos, quotidianos e bem estar da criança". Integrante da Frente Nordeste Criança (Representação Alagoas) e componente da Rede Infâncias Negras.

Mariany Almeida Montino, Universidade Estadual do Tocantins

Doutora e Mestre em Educação (UNICAMP). Professora Pesquisadora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Claudio Pinto Nunes , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. 

Referências

ANJOS, Cleriston Izidro dos; PEREIRA, Fábio Hoffmann. Educação infantil em tempos de pandemia: outros desafios para os direitos, as políticas e as pedagogias das infâncias. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 3-20, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79179. Acesso em: 05/02/2022.

SANTOS, Solange Estanislau dos; SARAIVA, Marina Rebeca de Oliveira. O ano que não tem fim: as crianças e suas infâncias em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1177-1187, dez./dez., 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1177. Acesso em: 05/02/2022.
Publicado
2022-03-03