ATIVANDO A CIDADANIA DE IDOSOS: UMA EXPERIÊNCIA DO SERVIÇO SOCIAL DE UMA RESIDÊNCIA EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Palavras-chave: Envelhecimento. Cidadania. Saúde.

Resumo

Envelhecer é inerente ao ser humano, entretanto, esse decurso exige legislações, medidas de proteção e cuidados ponderando-se as especificidades desta fase aos idosos, de modo a imprimi-los socialmente em suas necessidades. Por essa razão, considerando os imperativos desse segmento em serem assistidos por diversas esferas dimensionais da vida, a categoria de Serviço Social da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Estadual do Piauí consolidou o projeto interventivo intitulado “Ativando a Cidadania: A (des)proteção de Idosos no município de Teresina – PI” que objetivou propiciar ações qualificadas e interativas que promovessem conhecimento acerca da rede socioassistencial e de atenção em saúde às pessoas idosas. O projeto concretizou-se por ações com dois grupos de idosos pertencentes ao bairro Santa Maria da Codipi em Teresina-PI. Com sua realização observou-se que, apesar dos direitos da pessoa idosa terem avançado bastante, ainda há muito que ser feito. Foi perceptível mediante a prática das ações que, na atualidade, idosos ainda desconhecem e/ou estão pouco esclarecidos acerca dos seus direitos básicos. Ressalta-se que a produção desse artigo resultou dessa vivência, buscando tratar teórico-metodologicamente das questões acerca dos idosos, pontuando elementos sociais e de saúde em relação aos aspectos de cidadania que o circundam. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa com aplicação de questionários nas ações, visando conhecer a realidade dos idosos participantes do projeto. Mediante as ações e os resultados, evidenciou-se a necessidade de investimentos capazes de potencializar maior autonomia e participação dos idosos sobre seus direitos, garantias e serviços de proteção.

Biografia do Autor

Adrieli de Sousa Lima, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Assistente Social. Universidade Estadual do Piauí. Especialista em Saúde da Família e Comunidade em caráter de Residência pela Universidade Estadual do Piauí - e pós graduada em Assistência Social e Saúde Pública pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). 

Rayssa Almeida da Silva Barbosa, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Assistente Social. Universidade Estadual do Piauí. Especialista em Saúde da Família e Comunidade em caráter de Residência pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialista em Gestão Social pela UNOPAR.

Izabel Herika Gomes Matias Cronemberger, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Assistente Social. Preceptora da categoria de Serviço Social do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (PRMSFC). Especialista em Administração em Recursos Humanos Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutora e Mestre em Políticas Públicas, Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

Sâmia Luiza Coêlho da Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Assistente Social. Preceptora da categoria de Serviço Social do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (PRMSFC). Especialista em Gestão Social, Faculdade Adelmar Rosado. Doutora e Mestra em Políticas Públicas, Universidade Federal do Piauí.

Referências

ALVINO, F. S. Concepções do idoso em um país que envelhece:Reflexões sobre protagonismo, cidadania edireitos humanos no envelhecimento. 2015. 145f. Dissertação (Direitos Humanos e Cidadania). Universidade de Brasília, 2015.

ANDRADE, L. M. et al. Políticas públicas para pessoas idosas no Brasil:uma revisão integrativa. In: Ciência & Saúde Coletiva, vol. 18, n. 12, p.3543-3552, 2013. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2013.v18n12/3543-3552/ . Acesso em: 10 de novembro de 2020.

ARCOVERDE, A. C. B. (Org.). Metodologias qualitativas de pesquisa em Serviço Social. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2013.

BARRETO, J. Envelhecimento e qualidade de vida: o desafio actual. In: Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, vol. XXV, 2005, pp.289-302. Universidade do Porto. Porto, Portugal. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4265/426540419012.pdf . Acesso em: 10 de novembro de 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005.Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/envelhecimento_ativo.pdf . Acesso em: 10 de novembro de 2020.

CAMARANO, A. A.Muito além dos 60: os novos idosos brasileiros. Rio de Janeiro, RJ: IPEA, 1999.

CARVALHO, M. Envelhecimento e Cuidados Domiciliários em Instituições de Solidariedade Social. Lisboa: Coisas de Ler, 2012.

CORDEIRO, J. et al. Efeitos da atividade física na memória declarativa, capacidade funcional e qualidade de vida em idosos. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol, 17(3), pp. 541-552, 2014.

FLEURY, S. A seguridade social e os dilemas da inclusa social. Disponível em: file:///C:/Users/cce%20I3/Desktop/fleury.pdf . Acesso em: 10 de novembro de 2020.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. J. E. Costa, Trad.. São Paulo: Artmed, 2009.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. Editora: Atlas, 2008.

GOMES, R. Sexualidade masculina, gênero e saúde. Rio de Janeiro: Ed.Fiocruz, 2008.

IBGE. Síntese de Indicadores Sociais: Uma análise das condições de vida da população brasileira. (2019). Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevidaindicadoresminimos/sinteseindicsociais2009/indic_sociais2009.pdf Acesso em: 29/09/2020.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 8ª edição. São Paulo: Atlas, 2017.

MENDES, M. R. S. et al. A situação social do idoso no Brasil: uma breve consideração. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002005000400011 . Acesso em: 28/09/2020.

MINAYO, M.C. S. O desafio do conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 12ª edição. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 2010.

MINAYO, M. C. S. Amostragem e Saturação em pesquisa qualitativa: Consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v.5, n.7, p.01 - 12, abril 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/315756131_amostragem_e_saturacao_em_pesquisa_qualitativa_consensos_e_controversias_sampling_and_saturation_in_qualitative_research_consensuses_and_controversies. Acesso em: 09 abr. 2021.

NETTO, J. P. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

OLIVEIRA, M. Escolaridade dos idosos no Brasil é muito baixa. Confederação Brasileirade Aposentados, Pensionistas e Idosos. Brasília-DF, 2019.

PASSOS, L. Gênero: dimensão contemplada no Bolsa Família? Textos & Contextos,Porto Alegre, v.16, n.1, p. 83-99, 2017.

PEREIRA, A. G.; ALVES, L. C.Condição de vida e saúde dos idosos: uma revisão bibliográfica. Campinas, SP: Núcleo deEstudos de População “Elza Berquó” / Unicamp,2016.

PINTO, F. N. F. R. Violência contra o idoso: uma discussão sobre o papel do cuidador. Rev Kairós. 2016.

RIBEIRO, A. C. DEMO.G. SANTOS, C. D.Grupo Focal: aplicações na pesquisa nacional em administração. Pretexto.v.22. 2021. Disponível em:GRUPO FOCAL | Revista PRETEXTO (fumec.br). Acesso em:06 out. 2021.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Publicado
2022-11-21