AS DIMENSÕES DO GÊNERO DO DISCURSO E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar os sentidos do discurso sobre o estágio nas dimensões essenciais (conteúdo temático, construção composicional e estilo) do gênero do discurso Termo de Compromisso de Estágio (TCE). Com abordagem dialógica, a investigação apoia-se nas concepções de Bakhtin sobre linguagem, enunciado, gênero do discurso, dialogismo e ideologia. O estudo foi realizado em Termos de Compromisso de Estágio do IFSC - Câmpus Florianópolis e se baseia nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise Dialógica do Discurso. A análise permite verificar com que enunciados o TCE dialoga na construção dos discursos sobre o estágio e como esses discursos se manifestam no conteúdo temático, na construção composicional e no estilo desse gênero.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).