O TEMPO E O ESPAÇO DE WERTHER:A VOZ DE UMA CULTURA NO TEXTO LITERÁRIO.

  • Aline Wieczikovski Rocha Universidade de Passo Fundo/ Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Catiúcia Carniel Gomes Universidade de Passo Fundo/ Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Márcio Luís Marangon Universidade de Passo Fundo / Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação

Resumo

Este estudo, baseado nos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin, especialmente os apresentados na obra Estética da criação verbal (2011), pretende trabalhar o texto literário, especificamente a obra Os sofrimentos do jovem Werther, de Johann Wolfgang von Goethe (2014). Tal reflexão ocupa-se em discutir o funcionamento dos gêneros do discurso, observando o texto literário nas dimensões do tempo e do espaço nessa obra de Goethe. Como resultado deste estudo, considera-se a premissa bakhtiniana de que o “homem em sua especificidade humana sempre exprime a si mesmo [...]” (2011, p. 312), visto que atualiza os gêneros do discurso no interior de uma atividade dialógica.

Biografia do Autor

Aline Wieczikovski Rocha, Universidade de Passo Fundo/ Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras

Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena - pela Universidade de Passo Fundo (2007) e mestrado em Estudos Linguísticos (2010), também pela UPF/RS. Atualmente, é doutoranda do PPGL UPF. 

Catiúcia Carniel Gomes, Universidade de Passo Fundo/ Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Mestre em Letras- ênfase em estudos linguísticos pela Universidade de Passo Fundo. Formada em Letras- Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e respectivas Literaturas também pela Universidade de Passo Fundo. Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Passo Fundo e professora de Língua Portuguesa na mesma instituição.

Márcio Luís Marangon, Universidade de Passo Fundo / Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação

Possui graduação em Filosofia (URI-2009), Pós Graduação em Gestão Educacional (UFSM-2011), Mestrado em Educação (UPF-2013) e Doutorado em Educação (UPF) - com bolsa de pesquisa PROSUP/CAPES. Atualmente atua como professor de Filosofia e Ensino Religioso, e Coordenador Educacional.

Publicado
2018-12-17