O ESTADO DA ARTE DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: O ENSINO DA CARTOGRAFIA

Palavras-chave: Estado da Arte. Cartografia. Prática docente. Formação inicial.

Resumo

Levando em consideração que a cartografia é um dos conteúdos basilares no ensino de Geografia, o presente artigo revela “O que as pesquisa em nível Stricto Sensu apontam sobre a cartografia na formação inicial do professor de Geografia? Para responder à questão apresentada, foi realizado um estudo de revisão do tipo estado da arte a partir da Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações – BDTD. Utilizou-se os descritores Ensino e Geografia, estabelecendo como critério final de temporalidade o ano de 2020. Foram encontradas 2187 referências, das quais, aplicados os critérios de exclusão, restaram 850. Esses foram analisados no software ATLAS.ti e codificados a partir das áreas do conhecimento propostos pela CAPES. Os resultados apontam a escassez de pesquisas sobre a temática e a necessidade de refletir sobre o que é ensinado na formação inicial e na educação básica.

 

Biografia do Autor

Diego Andrade de Jesus Lelis, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR).

Ronualdo Marques, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professor e pedagogo na Prefeitura Municipal de Pinhais. Lattes: 

Referências

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Publicado
2023-02-27