GÊNERO MUSICAL FUNK E O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Fagner Alves de Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)
Palavras-chave: Funk. Letramento. Ensino-Aprendizagem. Língua Portuguesa.

Resumo

Este trabalho descreve o processo de aprendizagem através da utilização da música, sobretudo do gênero musical funk que está inserido na sociedade brasileira fazendo parte da vasta pluralidade linguística existente no Brasil. Tal abordagem se justifica devido a relevânica da música para o indivíduo, especialmente no ensino-aprendizagem de língua portuguesa, no qual o funk funciona como uma ferramenta para construir o letramento por meio da reflexão de temas encontrados na sociedade, como os papéis de gênero pré estabelecidos e a sexualidade. O propósito deste estudo, é através dos debates sobre a linguagem presente no funk, contribuir para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa. Este intentoserá conseguido mediante a pesquisa qualitativa e estudo de caso. A análise esclareceu sobre a a colaboração das representações artísticas do funk e as particularidades do meio social no qual as letras desse gênero são produzidas, uma vez que por intermédio dessas manifestações artísticas pode-se construir a criticidade e possibilitar a identificação de comportamentos sociais, como por exemplo, a objetificação da mulher, o machismo presente nas relações.

Biografia do Autor

Fagner Alves de Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Pós-graduado em Educação e diversidade (IFSC). Graduado em Letras (IFTO). Professor regente no Colégio Militar-XX Duque de Caxias, Palmas-TO.

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Publicado
2023-10-25