LA PIEL QUE HABITO: TRANSDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO EM AMBIENTE REMOTO

Palavras-chave: Ensino remoto. Identidade. Pele. Transdisciplinaridade.

Resumo

Este estudo objetivou apresentar um projeto transdisciplinar aplicado a estudantes do terceiro ano do ensino médio da Escola de Aplicação Feevale no segundo semestre de 2020. Em virtude do cenário pandêmico, o projeto foi executado em aulas síncronas na plataforma virtual Blackboard e contou com professores das áreas de Linguagem, Ciências da natureza e Ciências Humanas. Partindo do título do filme La piel que habito, de Pedro Almodóvar, o projeto visou analisar aspectos biológicos da pele e como o ser humano se utiliza dela para expressar estilos de vida, referências e pertencimento, permeados por questões biológicas, antropológicas, ambientais, culturais e existenciais. Com duração de cinco semanas, o projeto teve como atividade final responder à pergunta central “Como analisar e avaliar a formação das culturas e a ocupação de espaços culturais a partir da composição profunda da pele que nos cobre e seu significado?” e a realização de uma síntese das aprendizagens representada por meio de uma construção artística.

Biografia do Autor

Cíntia de Moura Pinto, Universidade Feevale

Mestra em Letras e graduada em Letras – Português/Inglês pela Universidade Feevale/RS e Técnico em Tradutor e Intérprete de Língua Inglesa pelo Colégio 25 de Julho/RS. Atualmente é professora titular de Língua Inglesa na Escola de Aplicação Feevale/RS e pesquisadora do Programa de Aperfeiçoamento Científico da Universidade Feevale/RS na área de Linguística, linguagens em contexto, e processos de produção e tessitura textual em Língua Portuguesa.

Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale

Doutora em Letras pela PUC-RS (2013); mestra em Ciências da Comunicação pela Unisinos/RS (1999); especialista em Linguística do Texto e Graduada em Letras – Português/Alemão pela Unisinos (1993). Atualmente é professora permanente do Mestrado Profissional em Letras, professora colaboradora do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social e professora do curso de Letras da Universidade Feevale. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais e Informática na Educação. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, linguagem, aquisição da linguagem e letramento, variação linguística e ensino.

Andréa Marmitt, Universidade Feevale

Mestranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Possui graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade Feevale, MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela PUCRS e especialização em Mídias na Educação pela FURG. Participa do Programa Internacional de Especialização em Mentoria Docente - Brasil/Finlândia (Universidade Feevale/Tampere University) como tradutora/intérprete. É professora titular de Língua Inglesa no Colégio Sinodal Tiradentes e participa do Programa de Aperfeiçoamento Científico da Universidade Feevale. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em revisão textual de trabalhos acadêmicos e literários, tradução/interpretação consecutivas e intermitentes, de Inglês para Português e vice-versa, em cursos e palestras, ensino de Língua Inglesa e Portuguesa nas modalidades presencial e híbrida na Educação Básica, ensino de Língua Inglesa em escolas de idiomas e em aulas particulares e preparatório para concursos e exames de proficiência em Língua Inglesa. Tem interesse na pesquisa sobre processo de ensinoaprendizagem em Língua Inglesa e em Língua Portuguesa, ensino inclusivo e ensino na Educação Básica por meio de projetos uni, inter e transdisciplinares.

Taís de Oliveira, Universidade Feevale

Especialista em Moderna Educação. Escola de Aplicação Feevale.

Referências

BERNARDO, A. F. C., Santos, K., Silva, D. P. Pele: alterações anatômicas e fisiológicas do nascimento à maturidade. Revista Saúde em Foco. 1 (11), (2019), 1221-33. Recuperado de http://portal.unisepe.com.br/unifia/wpcontent/uploads/sites/10001/2019/11/PELE-ALTERA%C3%87%C3%95ESANAT%C3%94MICAS-E-FISIOL%C3%93GICAS-DO-NASCIMENTO- %C3%80-MATURIDADE.pdf

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
Ensino Médio. Brasília. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso: 10 abr. 2021.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Petrópolis: Vozes, 2006.

LOCKE, John. An Essay on the Human Understanding. Peter H. Nidditch (Ed.). Oxford: Clarendon Press, 1975.

MONTAGU, A. Tocar: o significado humano da pele. São Paulo: Summus, 1988.

PÉREZ, A. L. A identidade à flor da pele: etnografia da prática da tatuagem na contemporaneidade. Mana, 2006, 12, 179-206.
Publicado
2022-07-20
Seção
Relatos de Experiência