LA PIEL QUE HABITO: TRANSDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO EM AMBIENTE REMOTO
Resumo
Este estudo objetivou apresentar um projeto transdisciplinar aplicado a estudantes do terceiro ano do ensino médio da Escola de Aplicação Feevale no segundo semestre de 2020. Em virtude do cenário pandêmico, o projeto foi executado em aulas síncronas na plataforma virtual Blackboard e contou com professores das áreas de Linguagem, Ciências da natureza e Ciências Humanas. Partindo do título do filme La piel que habito, de Pedro Almodóvar, o projeto visou analisar aspectos biológicos da pele e como o ser humano se utiliza dela para expressar estilos de vida, referências e pertencimento, permeados por questões biológicas, antropológicas, ambientais, culturais e existenciais. Com duração de cinco semanas, o projeto teve como atividade final responder à pergunta central “Como analisar e avaliar a formação das culturas e a ocupação de espaços culturais a partir da composição profunda da pele que nos cobre e seu significado?” e a realização de uma síntese das aprendizagens representada por meio de uma construção artística.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
Ensino Médio. Brasília. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso: 10 abr. 2021.
LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Petrópolis: Vozes, 2006.
LOCKE, John. An Essay on the Human Understanding. Peter H. Nidditch (Ed.). Oxford: Clarendon Press, 1975.
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