INFÂNCIA E PROCESSOS EDUCATIVOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA PARA O APRENDIZADO E O EXERCÍCIO DA AUTONOMIA

Palavras-chave: Infância. Educação. Autonomia. Liberdade. Pandemia.

Resumo

O presente artigo objetivou refletir sobre o papel da escola no fomento ao aprendizado e exercício da autonomia por parte das crianças. Com base em pressupostos da pesquisa qualitativa, foi empreendida análise de reportagens, publicadas em portais nacionais, que focalizavam acontecimentos relacionados à infância e à educação escolar no período da pandemia da covid-19. A discussão desenvolvida apontou a necessidade de se problematizar e desconstruir as visões estereotipadas e, por vezes, adultocêntricas, sobre as infâncias e os direitos das crianças, ainda vigentes em nossa sociedade. Evidenciou-se a importância de a escola, na figura dos atores sociais que dela fazem parte e assumindo sua condição de instância socializatória fundamental na contemporaneidade, criar e acolher oportunidades de fomento ao exercício do livre pensar, sentir e ser, de modo que os sujeitos infantis se sintam à vontade e preparados/aptos para agenciar novas possibilidades de construção de si mesmos e do mundo.

Biografia do Autor

Ivone Maria Mendes Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Graduada em Psicologia (pela UFMG) e Pós-doutora em Educação (pela USP). Atualmente é professora na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/Campus Erechim/RS, Brasil.

Eliziane Gorete kielb, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Graduada em Pedagogia (UFFS) e Mestra em Ciências Humanas (UFFS). Atualmente é professora na Rede Municipal de Ensino de Erechim/RS, Brasil. 

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Publicado
2023-04-04