PERSPECTIVAS DAS CIÊNCIAS DA MENTE, CÉREBRO E EDUCAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA PÓS-PANDEMIA DA COVID-19

Palavras-chave: Neuroeducação. Educação Infantil. Ensino híbrido.

Resumo

As novas realidades impostas com as restrições e medidas sanitárias de combate ao Coronavírus trouxeram no seu bojo a necessidade de refletir sobre a importância da educação, principalmente para as infâncias. O diálogo entre diferentes áreas do conhecimento e a sociedade contribuem para a compreensão dos desafios impostos para o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças pequenas. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo contribuir para este debate ao realizar uma revisão bibliográfica para analisar as contribuições das Ciências da Mente, Cérebro e Educação, na perspectiva da educação infantil, para o recente contexto e traçar perspectivas para o futuro pós-pandemia da Covid-19, uma vez que permitem uma visão mais integrativa sobre o desenvolvimento infantil.

Biografia do Autor

Giselle Mendes dos Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduada em Pedagogia (UERJ), Especialista em Alfabetização das Crianças das Classes Populares (UFF), Mestre em Diversidade e Inclusão (UFF). Professora I e Pedagoga da Fundação Municipal de Educação de Niterói, Niterói, RJ, Brasil.

Alfred Sholl-Franco, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduado em Ciências Biológicas (FAMATH), Especialista em Neurobiologia (UFF), Mestre e Doutor em Ciências Biológicas - Biofísica (UFRJ). Professor Associado do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), Universidade Federal do RIo de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado
2023-04-04