A EDUCAÇÃO FÍSICA NA PANDEMIA: PROBLEMATIZANDO VIVÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA MONITORIA ACADÊMICA

Palavras-chave: Monitoria acadêmica. Educação Física. Ensino remoto.

Resumo

A pandemia de Covid-19 gerou uma série de impactos significativos na sociedade, causando a necessidade emergente de adaptações nos mais diversos campos da vida. Dentre as áreas afetadas se encontra a Educação. Em meio a estratégias utilizadas no processo educacional, inclusive as adaptadas ao momento pandêmico, temos a monitoria acadêmica. Este relato de experiência tem como objetivo debater e analisar as vivências da monitoria acadêmica na disciplina de Educação Física, desenvolvida no [nome da instituição ocultado para garantir a avaliação cega pelos pares] durante o período do ensino remoto. Observamos como foram trabalhados os conteúdos dentro do componente curricular de Educação Física, e como as limitações impostas pelo ensino à distância foram tratados pelo olhar observador das monitoras. Entre trocas de experiências e práticas limitadas ou potencializadas pela pandemia, foi possível apontar aspectos para se pensar na Educação e na Educação Física no contexto da vida pós-pandemia.

Biografia do Autor

Denis William Gripa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorando em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Vitória Hammes Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS Campus Farroupilha.

Marina Alves Cavinato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Técnica em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS Campus Farroupilha. 

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Publicado
2023-04-04