A EDUCAÇÃO FÍSICA NA PANDEMIA: PROBLEMATIZANDO VIVÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA MONITORIA ACADÊMICA
Resumo
A pandemia de Covid-19 gerou uma série de impactos significativos na sociedade, causando a necessidade emergente de adaptações nos mais diversos campos da vida. Dentre as áreas afetadas se encontra a Educação. Em meio a estratégias utilizadas no processo educacional, inclusive as adaptadas ao momento pandêmico, temos a monitoria acadêmica. Este relato de experiência tem como objetivo debater e analisar as vivências da monitoria acadêmica na disciplina de Educação Física, desenvolvida no [nome da instituição ocultado para garantir a avaliação cega pelos pares] durante o período do ensino remoto. Observamos como foram trabalhados os conteúdos dentro do componente curricular de Educação Física, e como as limitações impostas pelo ensino à distância foram tratados pelo olhar observador das monitoras. Entre trocas de experiências e práticas limitadas ou potencializadas pela pandemia, foi possível apontar aspectos para se pensar na Educação e na Educação Física no contexto da vida pós-pandemia.
Referências
Bento Gonçalves (RS). Edital IFRS nº 17/2021 [Bolsas de Ensino 2021]. Bento Gonçalves: Reitoria, 22 de março de 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 20 jan. 2022.
CANDAU, V. M. F. A didática em questão e a formação de educadores-exaltação à negação: a busca da relevância. In: CANDAU, V. M. F. (org), A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 1986, p. 12-22.
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2005.
GODOI, M; KAWASHIMA, L. B; GOMES, L. A. “Temos que nos reinventar”: os professores e o ensino da educação física durante a pandemia de COVID-19. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 86-101, 2020. Disponível em:
GONÇALVES, A.S. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Cadernos Cenpec . n.º 2 – Educação Integral – 2º semestre 2006.
GONÇALVES, M. F.; GONÇALVES, A. M.; FIALHO, B. F.; GONÇALVES, I. M. F. A importância da monitoria acadêmica no ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e313757, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.3757. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3757. Acesso em: 7 jan. 2022
GONZÁLEZ, F. J. Práticas corporais e o Sistema Único de Saúde: desafios para a intervenção profissional. In: GOMES, Ivan Marcelo (Org.); FRAGA, A. B. (Org.); CARVALHO, Y. M. (Org.).Práticas Corporais no campo da saúde: uma política em formação. Porto Alegre: Editora Rede Unida, 2015, p. 135-162.
SCHNEIDER, M.S.P.S. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, Maringá, v. 6, n. 65, out. 2006.
UNICEF. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil 2021. UNICEF Brasil, Cenpec Educação. Abril 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/relatorios/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil Acesso em: 27 jan. 2022.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).