PANDEMIA E EVASÃO ESCOLAR: OS DESAFIOS PARA O ENSINO MÉDIO PÚBLICO CEARENSE
Resumo
O atual cenário da pandemia de COVID-19 apresenta diversos desafios nacionais e estaduais, dentre eles o educacional – e em destaque o processo de evasão escolar. A pesquisa tem como objetivo geral, compreender os desafios e as estratégias de enfrentamento da evasão escolar no ensino médio público no governo do Ceará em período pandêmico; e especificamente, analisar o índice de evasão escolar nesse período, identificar as dificuldades adotadas pelas escolas para o enfrentamento dessa evasão na pandemia, e pesquisar os planos políticos que incidiram sobre a educação no Ceará durante o surto de COVID-19. Para isso, utilizamos metodologicamente uma pesquisa documental e conceitual. Dentre os resultados iniciais destacamos: a influência dos planos estaduais, bem como as mudanças de metodologia de ensino utilizando as TICs – Tecnologia de Informações e Comunicação, que possibilitaram o aumento na evasão escolar, ambos servirão para possíveis consultas acadêmicas e/ou melhorias nas estratégias de intervenção social junto a redução da evasão escolar.
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