OS ESTUDANTES NÃO-TRADICIONAIS E OS DESAFIOS DA ADAPTAÇÃO AO ENSINO SUPERIOR REMOTO
Resumo
A pandemia da COVID-19 provocou mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem nas instituições de Ensino Superior no Brasil e no mundo. Subitamente as aulas presenciais foram suspensas e o modelo de Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi implementado. Este artigo teve como objetivo analisar o nível de adaptação dos estudantes não-tradicionais ao modelo de ERE adotado nos cursos superiores ofertados pelo Instituto Federal de Alagoas, a partir da aplicação do Questionário de Adaptação ao Ensino Superior Remoto. Participaram da pesquisa 250 estudantes com idades entre 24 e 67 anos. Os resultados apontaram que os estudantes em vulnerabilidade social e que não possuíam infraestrutura digital apresentaram maiores dificuldades na adaptação emocional e acadêmica comparado com os estudantes com melhor renda que, em sua maioria, possuíam as condições satisfatórias para o ERE. Portanto, conclui-se que as condições de adaptação ao ERE divergiram significativamente em função das variáveis psicossociais dos estudantes, agravadas pela vulnerabilidade social e pela desigualdade digital.
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