OS ESTUDANTES NÃO-TRADICIONAIS E OS DESAFIOS DA ADAPTAÇÃO AO ENSINO SUPERIOR REMOTO

Palavras-chave: Ensino Superior. Estudantes Não-tradicionais. Ensino Remoto Emergencial. Adaptação Acadêmica.

Resumo

A pandemia da COVID-19 provocou mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem nas instituições de Ensino Superior no Brasil e no mundo. Subitamente as aulas presenciais foram suspensas e o modelo de Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi implementado. Este artigo teve como objetivo analisar o nível de adaptação dos estudantes não-tradicionais ao modelo de ERE adotado nos cursos superiores ofertados pelo Instituto Federal de Alagoas, a partir da aplicação do Questionário de Adaptação ao Ensino Superior Remoto. Participaram da pesquisa 250 estudantes com idades entre 24 e 67 anos. Os resultados apontaram que os estudantes em vulnerabilidade social e que não possuíam infraestrutura digital apresentaram maiores dificuldades na adaptação emocional e acadêmica comparado com os estudantes com melhor renda que, em sua maioria, possuíam as condições satisfatórias para o ERE. Portanto, conclui-se que as condições de adaptação ao ERE divergiram significativamente em função das variáveis psicossociais dos estudantes, agravadas pela vulnerabilidade social e pela desigualdade digital.

Biografia do Autor

Lauro Lopes Pereira Neto, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorando em Ciências da Educação, especialidade de Psicologia da Educação, pela Universidade do Minho. Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Maceió/AL – Brasil. Professor EBTT, Departamento de Ensino Superior.

Ana Amália Gomes de Barros Torres Faria, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Doutoranda em Ciências da Educação, especialidade de Psicologia da Educação, pela Universidade do Minho. Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Maceió/AL. Psicóloga, Departamento de Assistência Estudantil.

Leandro Silva Almeida, Universidade do Minho (UMINHO)

Doutor   em   Psicologia, especialidade   em   Psicologia   da   Educação,  pela   Universidade   do   Porto. Professor catedrático do Instituto   de   Educação, Universidade   do   Minho, Braga – Portugal.

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Publicado
2023-04-04