RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E O SERVIÇO SOCIAL NA ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavras-chave: Serviço Social. Residência Multiprofissional. Formação Profissional.

Resumo

O objetivo desse trabalho é relatar a experiência da residente assistente social no programa de residência da Saúde da Família e Comunidade, realizado nos Centros de Saúde da Família e Comunidade do território Xambioá 1, em Palmas-TO. Em relação ao percurso metodológico, a residente pretende se dedicar a alguns tópicos específicos que chamaram a atenção em sua vivência profissional, como: os atendimentos de planejamento reprodutivo; os atendimentos para concessão de fórmula nutricional especial (elaboração de parecer social); e visitas domiciliares. As técnicas utilizadas para trazer tais informações, foram a observação direta, o diário de campo e anotações. Dessa forma, considera-se abordar também sobre o seu processo de ensino aprendizagem percorrido ao longo destes dois anos. Acredita-se que os resultados e discussões do relato de experiência vão contribuir para uma maior compreensão crítica sobre esta especialização vivenciada, como processo formativo e contínuo do profissional e os desafios presentes no programa.

Biografia do Autor

Kiara Kelly Barroso de Melo Amado, Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Graduada em Serviço Social (UECE) e Especialista em Saúde da Família e Comunidade.

Andrea Siqueira Montalvão, Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins

Graduada em Serviço Social (UFPE), Mestre em Saúde Coletiva (pela UFBA) e Especialista em Gestão em Saúde (UFT). Assistente Social, do quadro efetivo da Secretaria da Saúde do Estado do Tocantins, lotada na Escola Tocantinense do SUS-ETSUS.

Fernanda Carneiro Marinho Noleto, Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Nutricionista da SEMUS Palmas, Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde Coletiva e da Família e Especialista em Preceptoria no SUS pelo Sírio Libanes; Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade - Programa Integrado de Residências em Saúde.

Referências

BRASIL. Código de Ética do/a Assistente Social. Lei 8.662/93 de regulamentação da profissão. 10. ed. Brasília : Conselho Federal de Serviço Social, [2012].
BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília. Disponível em: . Acesso em 11 jan 2022
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: . Acesso em: 11 out 2021.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei 9.263/96. Disponível em: . Acesso em: 24 out 2021
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Parâmetros para atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde. 2010. (Trabalho e Projeto Profissional nas Políticas Sociais). Brasília.
MARTINS, A.R. et al. Residência Multiprofissional em Saúde: o que há de novo naquilo que já está posto. In: FAJARDO, A.P.; ROCHA, C.M.F & PASINI, V.L. (Org.). Residências em Saúde: fazeres & saberes na formação em saúde. Porto Alegre: Hospital Nossa Senhora da Conceição, 2010. p. 75-90.
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O Trabalho do Antropólogo: Olhar, Ouvir, Escrever. Revista de Antropologia, Vol. 39, N. 1 (1996), pp. 13-37. Disponível em: . Acesso em 11 jan 2022.
Publicado
2023-03-27
Seção
Relatos de Experiência