RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E O SERVIÇO SOCIAL NA ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O objetivo desse trabalho é relatar a experiência da residente assistente social no programa de residência da Saúde da Família e Comunidade, realizado nos Centros de Saúde da Família e Comunidade do território Xambioá 1, em Palmas-TO. Em relação ao percurso metodológico, a residente pretende se dedicar a alguns tópicos específicos que chamaram a atenção em sua vivência profissional, como: os atendimentos de planejamento reprodutivo; os atendimentos para concessão de fórmula nutricional especial (elaboração de parecer social); e visitas domiciliares. As técnicas utilizadas para trazer tais informações, foram a observação direta, o diário de campo e anotações. Dessa forma, considera-se abordar também sobre o seu processo de ensino aprendizagem percorrido ao longo destes dois anos. Acredita-se que os resultados e discussões do relato de experiência vão contribuir para uma maior compreensão crítica sobre esta especialização vivenciada, como processo formativo e contínuo do profissional e os desafios presentes no programa.
Referências
BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília. Disponível em:
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em:
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei 9.263/96. Disponível em:
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Parâmetros para atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde. 2010. (Trabalho e Projeto Profissional nas Políticas Sociais). Brasília.
MARTINS, A.R. et al. Residência Multiprofissional em Saúde: o que há de novo naquilo que já está posto. In: FAJARDO, A.P.; ROCHA, C.M.F & PASINI, V.L. (Org.). Residências em Saúde: fazeres & saberes na formação em saúde. Porto Alegre: Hospital Nossa Senhora da Conceição, 2010. p. 75-90.
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O Trabalho do Antropólogo: Olhar, Ouvir, Escrever. Revista de Antropologia, Vol. 39, N. 1 (1996), pp. 13-37. Disponível em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).