DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA MATO-GROSSENSE

Palavras-chave: Desigualdades na Educação. Ensino Remoto. Tecnologias.

Resumo

Diante do evento pandêmico ocasionado pelo novo coronavírus foi necessário reorganizar a sociedade no sentido de amenizar os impactos causados à sociedade. Devido a recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) em manter o distanciamento social, as escolas do mundo inteiro foram diretamente afetadas, portanto precisaram buscar meios de se reorganizar para dar continuidade ao ano letivo. O presente estudo busca investigar os estudantes de uma escola pública do estado de Mato Grosso quanto aos desafios impostos diante da oferta de ensino de forma remota. Participaram da pesquisa 182 estudantes, a pesquisa foi realizada em agosto de 2020, para a coleta de dados foi realizado uma coleta de dados por meio de um formulário eletrônico com perguntas fechadas a fim de coletar informações dos estudantes, em seguida foi realizada a articulação dos dados da pesquisa com o referencial teórico. O trabalho nos permite concluir que os estudantes participantes da pesquisa se mostram em parte otimista com as inovações, todavia temos um grande número de estudantes que sequer participaram da pesquisa por não ter acesso aos recursos necessários, isso pede atenção por parte da sociedade no sentido de propiciar acesso à educação pública de qualidade a todos.

Biografia do Autor

Mônica Strege Médici, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestra em educação UFT. Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharel em Ecologia (Centro Universitário de Várzea Grande). Especialização em Ensino de Biologia (Universidade Candido Mendes). Professora efetiva na Escola Estadual Professora Maria Esther Peres (SEDUC/MT), onde ministra as disciplinas de ciências e biologia para o Ensino Fundamental e Médio. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (EnCiMa). E-mail: stregemonica@gmail.com. Bolsista Demanda Social/CAPES

Gleyton de Moura Ferreira Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Educação – PPGE/UFT; Especialista em Saúde Pública - FACETEG/UPE; Especialista em Gestão Ambiental - UGF; Licenciado em Ciências Biológicas - FABEJA; com conhecimento teórico e prático na área de Recurso Educacional Aberto. Atualmente é professor da educação básica, Guaraí, Tocantins, Brasil. Bolsista Demanda Social/CAPES.

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Publicado
2023-04-04