POLÍTICAS PÚBLICAS DE ATENÇÃO AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NO ESTADO DO TOCANTINS:

UM DESAFIO NECESSÁRIO

  • Cristiane Roque de Almeida Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Alessandra Ruita Santos Czapski Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
  • Deise Justino Matos Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Ester Maria Cabral Secretaria Estadual de Saúde de Tocantins

Resumo

Resumo: Neste artigo discutimos as prestações do Estado aos usuários de drogas e suas famílias, por meio da efetivação das políticas públicas nessa área. Centramo-nos nos resultados do conhecimento, pela população, das políticas públicas de atenção no Estado do Tocantins, apresentados na primeira pesquisa domiciliar e institucional sobre o uso de álcool e outras drogas realizada no estado do Tocantins no período de janeiro de 2015 a dezembro de 2017. Ao trazer esse debate à baila, objetivamos discutir a necessidade de implementação de ações mais efetivas de cuidados oferecidos às pessoas que fazem uso de substâncias, a partir dos conceitos de vulnerabilidade e invisibilidade social. Observamos que há desconhecimento por parte da população tocantinense em relação às políticas públicas de atenção sobre drogas executadas no e pelo estado, e que o CAPS é o equipamento lembrado pela população pesquisada quando se refere às ações e projetos realizados nessa área.

Palavras-chave: Políticas públicas; Atenção em uso de álcool e outras drogas; Tocantins; Vulnerabilidades.

 

Biografia do Autor

Cristiane Roque de Almeida, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia - BIONORTE/UFT, Mestre em Sociologia e graduada em Ciências Sociais pela UFG, Professora Assistente no Curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins - UFT, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas aos domínios da Sociologia e da Criminologia, bem como no âmbito da teoria social, do pensamento social brasileiro e das metodologias de pesquisa e do trabalho científico.

Alessandra Ruita Santos Czapski, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010), Pós-Graduação Lato Sensu em Administração e Planejamento de Projetos Sociais, Graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2005). É docente da Universidade Estadual do Tocantins, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas sociais e setoriais, violência doméstica contra a mulher, dependência química.

Deise Justino Matos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Bacharela em Direito pela Universidade Federal do Tocantins. Advogada.

Ester Maria Cabral, Secretaria Estadual de Saúde de Tocantins

Especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos Governamentais pela Universidade do Tocantins, Brasil (2014), Concursada do Secretaria Estadual de Saúde de Tocantins , Brasil

Publicado
2018-07-04