IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO BRASIL

Palavras-chave: COVID-19. Políticas públicas. Ensino remoto emergencial. Pobreza. Exclusão digital.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir os impactos da pandemia de Covid-19 na educação pública do Brasil e os desafios impostos às escolas pelo ensino remoto emergencial.  Como metodologia utilizou-se o enfoque qualitativo e por via da análise sistemática das bases de dados Scielo e Google Acadêmico (56 artigos selecionados), aportada em pesquisa bibliográfica e documental, culminando com a análise de dados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados mostram que os impactos da pandemia na educação brasileira são de distintas ordens, com destaque para as de natureza econômica, estrutural e psicossocial. Como conclusão, considera-se que é necessária a efetividade de políticas públicas que devem ser conduzidas pelo Estado para romper os ciclos de pobreza e exclusão digital.

Biografia do Autor

Marcondes de Lima Nicácio, Instituto Federal do Acre (IFAC)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Cruzeiro do Sul).

Rair de Lima Nicácio, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Professor da rede municipal de Marechal Thaumaturgo/Acre.

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Publicado
2023-04-04