O INSÓLITO COMO ELEMENTO TRANSFORMADOR EM MATER DOLOROSA, DE OLÍVIA SARMENTO
Resumo
O presente artigo analisa, brevemente, as características da narrativa de horror partindo do surgimento das novelas góticas, na Inglaterra, até a consolidação do estilo, durante o Romantismo. Com isso, o objetivo é preparar o caminho para o estudo de uma obra desse gênero em âmbito regional, mais especificamente tocantinense e o texto escolhido para tal intento é o conto Mater dolorosa, constante no livro A emparedada da autora regionalista Olívia Sarmento, publicado em 2015. A partir dele, é feita a análise dos elementos considerados insólitos constantes no enredo, mostrados como fundamentais para a resolução dos conflitos do conto. Além de destacar e prestigiar um estilo ainda pouco explorado no Tocantins, o objetivo principal desse artigo é mostrar a realidade em embate com extraordinário a partir dos olhos de uma narradora que mescla o real e o fantástico para denunciar uma prática de tortura destinada a mulheres que eram reputadas transgressoras: o emparedamento.
Referências
ALMEIDA, Manuel Antônio de. Memórias de um sargento de milícias. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000235.pdf>, acesso em 20/10/2020.
BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BOSI, A. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 1970.
CASCUDO, L. C. Superstição no Brasil. 5.ed. São Paulo: Global, 2002.
CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de Símbolos. 33.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2019.
ECO, Umberto. História da feiura. Rio de Janeiro: Record, 2007.
GARCÍA, F. O 'insólito' na narrativa ficcional: a questão e os conceitos na teoria dos gêneros literários. In: _____ A banalização do insólito: questões de gênero literário - mecanismos de construção narrativa. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2007. Disponível em: <http://www.dialogarts.uerj.br/admin/arquivos_tfc_literatura/livro_insolito.pdf>, acesso em 19/08/2020.
LIMA, J. Olivia Sarmento relança no Salão do Livro a obra A Emparedada com contos passados no Brasil e na França. Secom-TO. Disponível em: <https://secom.to.gov.br/noticias/olivia-sarmento-relanca-no-salao-do-livro-a-obra-a-emparedada-com-contos-passados-no-brasil-e-na-franca-232002/>, acesso em 18/08/2020.
LOVECRAFT country [seriado]. Direção: Victoria Mahoney. Produção: Jordan Peele, Misha Green, J.J. Abrams, Ben Stephenson, Bill Carraro. Estados Unidos da América: Produtora HBO, 2020 - presente, son., color.
LOVECRAFT, H. P. O horror sobrenatural em literatura; tradução Celso M. Parcionik. São Paulo: Iluminuras, 2008.
MACEDO, Joaquim Manuel de. A moreninha. Disponível em: <http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/a_moreninha.pdf>, acesso em 20/10/2020.
MAGALHÃES, Gonçalves de. Suspiros poéticos e saudades. Disponível em: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/suspiros_poeticos.pdf>, acesso em 20/10/2020.
MICHAELIS Moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos.
Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php>, acesso
em 18/08/2020.
REIGOSA, J; VALENTE, J. O medo na literatura: de vampiros a lobisomens, figuras monstruosas assombram gerações literárias há tempos. Revista Eclética – PUC-RJ, nr. 43, 2016 (pags. 27 a 32). Disponível em: <http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=222#.Xz8mJuhKjIU>, acesso em 19/08/2020.
RIBEIRO, J. A. Imprensa e ficção no século XIX: Edgar Allan Poe e a narrativa de Gordon Pym. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996.
RINCÓN, L. Santos incorruptos: conheça a história de 10 corpos que desafiam a natureza. Megacurioso. Disponível em: <https://www.megacurioso.com.br/religiao/71844-santos-incorruptos-conheca-a-historia-de-10-corpos-que-desafiam-a-natureza.htm>, acesso em 19/08/2020.
SARMENTO, O. A emparedada e outros contos. Rio de Janeiro, Escrita Fina, 2015.
STICE, J. Immurement: A History Of Walled In Terror And Cruelty. Disponível em: < https://allthatsinteresting.com/immurement-history>, acesso em 18/08/2020.
THE following [seriado]. Direção: Joshua Butler, Marcos Siega. Produção: Kevin Williamson. Estados Unidos da América: Produtora Fox, 2013 - 2015, son., color.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).