AS PERIODIZAÇÕES DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: O FATO HISTÓRICO COMO DESENCADEADOR DAS CONTINUIDADES E RUPTURAS
Resumo
O objetivo do artigo é identificar os fatos históricos presentes em pesquisas de periodização da educação no Brasil, e qual campo da atividade humana estes são mais representativos. Para responder a tal cenário se dispôs de pesquisa documental e bibliográfica para o levantamento, coleta e análise dos dados de forma qualitativa. O estudo sugere treze fatos históricos, observados em 17 pesquisas, destacamos três: chegada dos jesuítas; revolução de 1930 e a proclamação da república. Ademais, nota-se que os fatos históricos mais representativos nas rupturas e continuidades não provêm do campo educacional e sim, do histórico, político e social. Conclui-se que a pandemia da COVID-19 tende a ser um fato histórico ao qual desencadeará um novo olhar sobre diversos contextos sociais, e nessa seara, a educação foi indubitavelmente impactada. Logo, esta pandemia atual, está sendo posta então, como mais um marco de ruptura e continuidades na história da educação no Brasil.
Referências
BARACHO, C. E. Grupo Escolar Professora Júlia Kubitschek: modernização na arquitetura e nas concepções educacionais em Diamantina. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina, p. 142. 2016.
BARROS, J. D. A historiografia e os conceitos relacionados ao tempo. Dimensões, Vitória - ES , v. 32, p. 240-266, 2014.
BEAULIEU, G.; CHARBONNEAU, P. P.-E.; ARRÔBAS-MARTINS, L. Educação Brasileira e Colégio de Padres — Sacerdotização, Desclerização, Democratização. São Paulo-SP: Editora Herder, 1966.
BELLO, J. L. D. P. Educação no Brasil: a História das rupturas. Rio de Janeiro: Pedagogia em Foco, 2001. Disponivel em:
BERGER, M. Educação e Dependência. São Paulo-SP: Difel, 1976.
BOMENY, H. FGV. Reformas Educacionais, 2020. Disponivel em:
CARR, E. H. O que é história. Tradução de Lúcia Maurício de Alvarenga. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Disponivel em:
CARVALHO, L. R. D. A educação brasileira e a sua periodização. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas-SP, n. 2, p. 137-152, jul./dez. 2001. Disponivel em:
CUNHA, L. A. A Universidade Temporã — o ensino superior da colônia à era Vargas. 3. ed. Rio de Janeiro-RJ: Unesp-SP, 2007.
DODSWORTH, H. Cem anos de Ensino Secundário no Brasil (1826-1926). Rio de Janeiro-RJ: Ministério da Educação e Cultura — (INEP), 1968.
DUARTE, C. Mundo Urbano. A dialética entre permanência e ruptura nos processos de transformação do espaço, 2013. Disponivel em:
FERRARO, A. R. Analfabetismo e níveis de letramento no Brasil: o que dizem os censos? Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 81, p. 21-47, dez. 2002. Disponivel em:
FREITAG, B. Escola, Estado e Sociedade. São Paulo: Editora Moraes, 1978.
FREITAS, M. V. S. D. A Reforma Benjamin Constant e a Educação Básica no Início do Século XX. In: II Congresso Nacional de Educação - CONEDU. Campina Grande-PB: Editora Realize. 2015. p. 1-7.
GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002.
GHIRALDELLI JR, P. História da Educação. 2. ed. São Paulo-SP: Cortez Editora, 1994.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
IVASHITA, S. B.; COELHO, J. P. P. Periodização da História da Educação Brasileira: Dimensões Teóricas das Concepções de Tempo Histórico. HOLOS, Ano 35, v.1, e7682, 2019, Natal-RN, v. 1, p. 1-10, dez 2019. Disponivel em:
LAVIGNE, N. C. B. Indagação. Na perspectiva histórica, o que significa permanência e ruptura?, 2018. Disponivel em:
LIMA, S. E. M.; ALMEIDA, P. R. D.; FARIAS, R. D. S. Oswaldo Aranha: um estadista brasileiro. Brasília: [s.n.], v. 2, 2017. Disponivel em:
LOMBARDI, J. C. Periodização na história da educação brasileira: Aspecto polêmico e sempre provisório. Revista HISTEDBR, Campinas-SP, n. 32, p. 200-209, dez 2008. Disponivel em:
LUZURIAGA, L. História da educação e da pedagogia. 7. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1975.
MACIEL, L. S. B.; SHIGUNOV NETO, A. A educação brasileira no período pombalino: uma análise histórica das reformas pombalinas do ensino. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 32, n. 3, p. 465-476, dez. 2006. Disponivel em:
MATTOS, L. A. Primórdios da Educação no Brasil. Rio de Janeiro-RJ: Editora Aurora, 1958.
MIRANDA, M. D. C. T. Educação no Brasil (Esboço de Estudo Histórico). 3. ed. Recife-PE: Universidade Federal de Pernambuco: Editora Universitária, 1978.
MUELLER, H. I. A Década de 30 e a Educação: Sistematização de Saberes e Ordem Nacional. In: I Congresso Brasileiro de História Da Educação. Rio de Janeiro: [s.n.]. 2000. p. 1-10.
NAGLE, J. História da Educação brasileira: problemas atuais. Em Aberto, Brasília, v. 3, n. 23, p. 27-29, set/out 1984. Disponivel em:
OLIVEIRA, E. R. D. SlidePlayer. Tempo e História, 2014. Disponivel em:
OLIVEIRA, N. C. D. et al. Marquês de Pombal e a Expulsão dos Jesuítas: uma leitura do iluminismo português no século XVIII. In: XI Jornada do HISTEDBR. Cascavel: [s.n.]. 2013. p. 1-18.
RAYMUNDO, G. M. C. Os princípios da modernidade nas práticas educativas dos jesuítas. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Maringá. Maringá, p. 143. 1998.
RIBEIRO, M. L. D. S. História da Educação Brasileira: a organização escolar. 5. ed. São Paulo-SP: Editora Moraes, 1984.
ROMANELLI, O. D. O. História da Educação no Brasil (1930/1973). 6. ed. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 1978.
SAVIANI, D. A Questão da Periodização na História das Ideias Pedagógicas no Brasil. In: DEMERVAL, S. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas-SP: Autores Associados, 2001.
SCHAFF, A. História e Verdade. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
SEVERINO, A. J. Educação, Ideologia e Contra-ideologia. São Paulo-SP: EPU, 1986.
TOBIAS, J. A. História da Educação Brasileira. São Paulo-SP: Editora Jurisprudência, 1972.
TORMENA, A. Redes e Agenda Política: uma Análise do Movimento “o Sul é Meu País”. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, p. 63. 2018.
VAINER, B. Z. Breve Histórico Acerca das Constituições do Brasil e do Controle de Constitucionalidade Brasileiro. Revista Brasileira de Direito Constitucional – RBDC, v. 16, p. 161-191, jul./dez. 2010. Disponivel em:
VALENTI, L. P. Período pós-ditatorial brasileiro: o impacto da transição pactuada na consolidação democrática. In: XIV encontro estadual de historia-Anpuh. Porto Alegre, p. 1-18. 2018.
XAVIER, M. E. S. P. História da Educação — a escola no Brasil. São Paulo-SP: FTD, 1996.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).