AS PERIODIZAÇÕES DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: O FATO HISTÓRICO COMO DESENCADEADOR DAS CONTINUIDADES E RUPTURAS

Palavras-chave: Periodização. Fato histórico. História da educação. COVID-19. Ruptura.

Resumo

O objetivo do artigo é identificar os fatos históricos presentes em pesquisas de periodização da educação no Brasil, e qual campo da atividade humana estes são mais representativos. Para responder a tal cenário se dispôs de pesquisa documental e bibliográfica para o levantamento, coleta e análise dos dados de forma qualitativa. O estudo sugere treze fatos históricos, observados em 17 pesquisas, destacamos três: chegada dos jesuítas; revolução de 1930 e a proclamação da república. Ademais, nota-se que os fatos históricos mais representativos nas rupturas e continuidades não provêm do campo educacional e sim, do histórico, político e social. Conclui-se que a pandemia da COVID-19 tende a ser um fato histórico ao qual desencadeará um novo olhar sobre diversos contextos sociais, e nessa seara, a educação foi indubitavelmente impactada. Logo, esta pandemia atual, está sendo posta então, como mais um marco de ruptura e continuidades na história da educação no Brasil.

Biografia do Autor

João Ferreira Sobrinho Junior, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia-GO/Brasil. Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus Samambaia, Goiânia-GO/Brasil.

Cristina de Cássia Pereira Moraes, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em História das Ideias pela Universidade Nova de Lisboa (UNL), Lisboa-Portugal. Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus Samambaia, Goiânia-GO/Brasil.

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Publicado
2023-04-04