GESTÃO DA COVID-19 NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE PALMAS: O QUE MOSTRAM OS PORTAIS DE TRANSPARÊNCIA PÚBLICA?

Palavras-chave: Controle. Governança Pública. Região Metropolitana de Palmas. Transparência.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os portais de transparência com foco nas ações da gestão para o enfrentamento da Covid-19 dos municípios da região metropolitana de Palmas (RMP), a partir da identificação e análise dos dados disponibilizados em seus portais. As consultas e análises foram feitas no período de 16 a 21 de outubro de 2021 à luz da legislação que determina o acesso à informação e a transparência da gestão pública. Foi observado que a RMP atingiu um ranking de 75,63% no que se refere ao atendimento da transparência ativa. Pôde ainda ser identificada a necessidade da implementação de melhorias nos portais no tocante à usabilidade e à navegabilidade pelo fato de alguns deles demandarem tempo para a realização da consulta, o que pode levar os usuários a ter algumas dificuldades no decorrer das consultas.

Biografia do Autor

Alexandre Antônio Oliveira Andrade, Universidade Estadual do Tocantins

Graduação em Administração pela Fundação Universidade do Tocantins, MBA em Gerenciamento de Projetos Governamentais pela Fundação Universidade do Tocantins, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins. Atualmente é servidor efetivo no cargo de Administrador da Universidade Estadual do Tocantins. 

Daniel Alencar Bardal, Unitins

Graduação em Direito pelo Centro Universitário do Triângulo, especialização em Gestão Pública e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), mestrando pelo Programa do Desenvolvimento Regional pela UFT. Atualmente é assessor especial na Diretoria de Planejamento e Ações Estratégicas da Unitins, participante do Grupo de Trabalho Governança e Desenvolvimento Regional na UFT e conselheiro fiscal suplente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins (Sebrae). 

Ana Lúcia de Medeiros, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Realizou estágio doutoral no ISCTE/IUL em Lisboa PT. Atualmente é professora adjunto II da Fundação Universidade Federal do Tocantins e do Mestrado em Gestão de Políticas. 

Referências

.
Publicado
2022-08-29