O PROCESSO SAÚDE DOENÇA DA PESSOA IDOSA EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA

  • Érica Pollyana Oliveira Nunes Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Leonora Rezende Pacheco Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

O presente estudo teve por objetivo compreender como a violência contra a pessoa idosa pode interferir no processo de saúde e doença. Trata-se de uma Pesquisa Social de cunho qualitativo. Para a coleta dos dados foi utilizado a entrevista semi-estrutura com 6 idosos que sofriam violência, que foram analisadas pela Análise de Conteúdo.  No resultado emergiram as seguintes categorias “Vulnerabilidade social do envelhecimento”, “Situação de violência contra pessoa idosa” e “Consequência da violência no processo de saúde/doença da pessoa idosa”. A discussão aponta o perfil dos idosos em situação de violência que apresentam está em vulnerabilidade social. O tipo de violência mais sofrida pelos idosos foi o abandono/negligência, e a menos relatada foi a agressão física, revelou-se que muitos idosos não se reconhecem como sujeitos que têm seus direitos violados. Ao relacionar a saúde da pessoa idosa em situação de violência foi verificado que todos entrevistados tinham no mínimo duas doenças, sendo uma crônica, advindas de violência física ou em decorrência da situação de abandono e falta de cuidado continuado.

Palavras-chave: Violência. Idoso. Saúde Holística. Atenção Primaria à Saúde.

Biografia do Autor

Érica Pollyana Oliveira Nunes, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Tocantins (2015). Especialista em Saúde da Família e Comunidade. Atualmente é docente no curso do serviço social da Universidade Estadual do Tocantins. Atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, interdisciplinaridade, saúde da família, saúde infantil e equipe profissional hospitalar.

Leonora Rezende Pacheco, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduada em Enfermagem - 2008 pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Saúde da Família- 2010 pela Faculdade de Enfermagem - UFG. Mestre em Enfermagem - 2012 pela Faculdade de Enfermagem - UFG. Doutora em Enfermagem- 2015 pelo Programa de Pós- Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem - UFG. Professora Adjunta na Universidade Federal do Tocantins - UFT, Departamento de Enfermagem. Professora no Mestrado Profissional em Ciências da Saúde/UFT. Tutora do Programa Integrado de Residência Multiprofissional em Saúde da Família/ FESP-Palmas. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Qualitativas em Saúde e Enfermagem (NEQUASE), da FEN/UFG e Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde da Criança (GEPESC), da UFT. Atuante em pesquisas qualitativas sobre violência contra a mulher e vulnerabilidades em saúde.

Publicado
2018-07-04