APRESENTAÇÃO

  • Tereza Ramos de Carvalho UFMT
  • Egeslaine de Nez Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Lennie Aryete Dias Pereira Bertoque Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Cristina Batista de Araújo Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Resumo

Este dossiê nasce de uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA) e A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), como resultado das atividades desenvolvidas no II Encontro Internacional e VIII Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste - Gelco 2017, organizado pelo Curso de Letras do Instituto de Ciências Humanas e Sociais/ ICHS.

Biografia do Autor

Tereza Ramos de Carvalho, UFMT
Possui Doutorado em Literatura pela Universidade de Brasilia (2013) - UnB; Mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (2003) e Graduação em Letras pela Universidade do Tocantins (1999). É professora do Magistério Superior na Universidade Federal de Mato Grosso e Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES. Na Faculdade Guaraí -TO, foi professora de Ensino Superior de 2001 a 2009, onde atuou como coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e extensão de 2004 a 2008; Em 2010 atuou como Coordenadora de Ensino Superior na Secretaria de Ciência e Tecnologia do Tocantins. Foi professora do Curso de Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Paraíso - FECIPAR - TO de 2006 a 2009. Na SEDUC - TO foi professora de Educação Básica de 1979 a 2010 e atuou como técnica na Coordenadoria de tecnologias aplicadas à Educação, de 2011 a 2012. Possui experiência com " Universidade Aberta", atuou como Tutora Presencial da UAB/UnB - Polo de Palmas. Possui experiência em Educação Básica, Ensino Médio, Ensino Superior e Especialização - na área de Letras com ênfase em Literaturas Brasileira e Portuguesa, Literatura Regional, Comparada e Infanto Juvenil, Teoria da Literatura e Língua Portuguesa.
Egeslaine de Nez, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia - Barra do Garças/MT. Tem experiência na área da Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa, pós-graduação e políticas educacionais. É lider do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT/UFMT).

Lennie Aryete Dias Pereira Bertoque, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

É professora na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2010), e doutorado em Letras e Linguística também pela Universidade Federal de Goiás (2014). Foi Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Letras (ICHS/CUA/UFMT) e, atualmente, é diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) do CUA/UFMT

Cristina Batista de Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso, desde 2009. Doutora em Letras e Linguística, pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de ensino de língua portuguesa, tendo atuado durante 14 anos na Educação Básica pública e privada e em Escola do Campo. Desenvolve pesquisas em Análise do Discurso, com ênfase em linguagem, educação e mídia. Coordena grupo de estudantes-pesquisadores em nível de graduação e pós-graduação nos seguintes temas: letramento, ensino de língua, comunicação e mídia, discurso, história e subjetivação. Realizou Mestrado e Doutorado com o financiamento da CAPES, entre os anos de 2005 e 2009. Estágio pós-doutoral em andamento (2017-2018) na Universidade Federal de Uberlândia, com bolsa PNPD/CAPES.

Publicado
2018-03-08