O LEGADO FREIRIANO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA: PERCORRENDO OS CAMINHOS DO PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR 2020

Palavras-chave: Prêmio Gestão Escolar. Gestão democrática. Paulo Freire.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar conexões e divergências entre a proposta do Prêmio Gestão Escolar (PGE) e os princípios de gestão democrática à luz da legislação federal brasileira e das contribuições de Paulo Freire. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental. Os resultados apresentam a proposição de um prêmio em âmbito nacional que visa estimular a gestão exitosa da escola pública, todavia, observa-se aspectos digressivos entre as dimensões de análise apresentadas na proposta e os princípios de gestão democrática evidenciados nos estudos de Paulo Freire e na legislação educacional vigente.

Biografia do Autor

Lêda Lira Costa Barbosa, Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins (SEDUC/TO)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Pedagogia (UFSE). Professora da educação básica da rede estadual de ensino do Tocantins. 

Ítalo Bruno Paiva Gonçalves, Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins (SEDUC/TO)

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduado em História (UFG. Professor da educação básica da rede estadual de ensino do Tocantins. 

Meire Lúcia Andrade da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Gurupi (Semed/Gurupi)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduada em Pedagogia (UFT). Professora da educação básica da rede municipal de ensino de Gurupi/Tocantins.

Leonardo Victor dos Santos, Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins (SEDUC/TO)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduado em Pedagogia (UFT). Professor da educação básica da rede estadual de ensino do Tocantins. 

Referências

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Publicado
2022-03-11