VARIAÇÃO DA TERMINOLOGIA DO AÇAÍ: UMA PERSPECTIVA SOCIOTERMINOLÓGICA
Resumo
Este artigo apresenta os resultados do estudo preliminar acerca da terminologia do açaí no discurso de quem desenvolve atividades relacionadas ao cultivo e comercialização dessa fruta na comunidade de Boa Vista, em Inhangapi/Pa. Tal estudo integra a pesquisa “Aspectos Semânticos e Lexicais das variedades do Português falado em zonas rurais de municípios do nordeste do Pará”, cujo objetivo é mapear os léxicos gerais e específicos do português falado em zonas rurais dos municípios Inhangapi, Irituia, Marapanim, São Domingos do Capim e São Miguel do Guamá. A importância cultural e social consolidada como tradição cultural dos produtores de açaí justificou a escolha do objeto de investigação, com base nas orientações teórico-metodológicas da Socioteminologia, área da variação teminológica, cujos princípios têm alicerce no registro, análise e descrição de variantes terminológicas, considerando o contexto sociocultural de circulação dos termos estudados. Para organização e tratamento do banco de dados, as pesquisadoras utilizaram os programas computacionais Flex e o Lexique Pro. Os resultados da discusão sobre a terminologia do açaí identificaram a ocorrência de variantes terminológicas morfossintáticas e lexicais.
Referências
BARROS, L. A. Curso básico de Terminologia. São Paulo. Editora: Edusp, 2004.
CEZARIO, M.M; VOTRE, S. Sociolinguística. In: MARTELOTTA, M.E (Orgs.). Manual de Linguística. pág.141-155. São Paulo. Contexto, 2012.
FAULSTICH, E. Metodologia para projeto terminográfico. In: Simpósio Latino-americano de Terminologia, 2. Encontro brasileiro de terminologia técnico-científica, 1. Anais. Brasília- DF, 1990.
FAULSTICH, E.Socioterminologia: mais que um método de pesquisa, uma disciplina. In: Ciência da Informação, [S.I.: s.n.], v. 24, nº 3, 1995a.
FAULSTICH, E. Variantes terminológicas: princípios linguísticos de análise e método de recolha. In: Actes réflexions méthodologiques sur le travail en terminologie et en terminotique dans les langue latines. p. 15-20.Nice: Realiter / Université de Nice Sophiea-Antipolis, 1996.
FAULSTICH, E. Entre sincronia e diacronia: variação terminológica no código e na língua. Actas da VI Riterm, Havana, Cuba, 1998.
FAULSTICH, E. Princípios formais e funcionais de variação em terminologia. Conferência magistral. Habana, Cuba, 1998.
FAULSTICH, E. A socioterminologia na comunicação científica e técnica. In: São Paulo. Ciência e Cultura, 2006. Vol. 58, n°.2, p. 27-31.
FAULSTICH, E. Socioterminologia: termo e variação. Universidade Federal de Brasília – UnB. Brasília-DF, 2010a.
FAULSTICH, E. Para gostar de ler um dicionário. In: RAMOS, C. de M. de A; BEZERRA, J. de R. M.; ROCHA, M. de F. S. (Org.). Pelos caminhos da Dialetologia e da Sociolinguística: entrelaçando saberes e vidas. 1ª ed. São Luís, v. 1, UFMA, 2010b, p. 166-185.
FAULSTICH, E. Terminologia, Socioterminologia, Dialetologia: afinidades e necessidades interdisciplinares. Belém-Pará. Anais do II CIDS, 2012.
FAULSTICH, E. Características conceituais que distinguem o que é de para que serve nas definições de terminologias científica e técnica. In: ISQUERDO, A.P; CORNO, D. G.O. As ciências do léxico: Lexicologia, Lexicografia, Terminologia. Campo Grande- MG, 2014. Vol. VII, pág. 377-393
GAUDIN, F. Pour une sócio-terminologie: des problèmes sémantique saux pratiques institutionnelles. Rouen: Publications de l’Université de Rouen, 1993.
GAUDIN, F. Socioterminologie: une approche sociolinguistique de la terminologie. Duculot. Bruxelas, 2003.
ISQUERDO, Aparecida Negri; OLIVEIRA, Ana Maria Pinto Pires de. As ciências do Léxico: Lexicologia, Lexicografia, Terminologia. 2ª ed. Campo Grande, Ms: ed. UFMS, 2001.
KRIEGER, M. G; FINATTO, M. J. B. Introdução à Terminologia: teoria & prática. São Paulo: Contexto, 2004.
NEPOMUCENO L. L; SALES, M. O; SANTOS, W.A.Socioterminologia do açaí da comunidade de Boa Vista município de Inhangapi/Pa. Trabalho de Conclusão de Curso realizado pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade do Estado do Pará, campus de Castanhal (UEPA/PARFOR). Castanhal-Pa, 2019.
PONTES, A. L. Dicionário para uso escolar: o que é e como se lê. EDUECE, Fortaleza, 2009.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).