MICROTOPONÍMIA: UM OLHAR TOPONÍMICO PARA O MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA/MA

  • Ilenilde de Sousa Cruz Carvalho Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)
  • Márcia Suany Dias Cavalcante Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)
Palavras-chave: Léxico. Toponímia. Identidade. Memória.

Resumo

Este artigo busca por meio das teorias linguísticas desenvolver um estudo sobre a motivação nas escolhas dos nomes dos bairros situados na cidade de Açailândia/MA. Para isso, recorreu-se à Toponímia, ciência que investiga os nomes próprios de lugares. Por meio de levantamento histórico, etimológico e linguístico dos topônimos, percebe-se que o nome de um lugar é sua marca identitária. Nessa perspectiva, foi desenvolvida uma pesquisa que está embasada nas ideias propostas por teóricos como: Isquerdo (1998), et alia, para, por meio de fichas lexicográfico-toponímicas, buscar um resgate histórico/cultural de um povo e, assim, contribuir para a propagação de informações de suas origens. Para esse fim, foi desenvolvida, a priori, um estudo de referenciais teóricos e o levantamento documental dos nomes dos bairros do município, bem como questionários, entrevistas e diálogos com moradores. Em seguida, objetivando classificar os nomes dos 44 bairros levantados, foram feitas as fichas lexicográfico-toponímicas para apresentar os fatores que determinaram suas denominações. Os resultados obtidos apontam para uma microtoponímia, em que estão presentes taxes de natureza antropocultural e física, mas com motivação predominantemente, antropocultural. Com isso, constatou-se que ao longo dos anos a nomeação dos bairros açailandenses foi motivada por fatores culturais, sociais, políticos, geográficos e históricos.  

Biografia do Autor

Ilenilde de Sousa Cruz Carvalho, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Graduanda do Curso Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Márcia Suany Dias Cavalcante, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).  Mestra em Língua Portuguesa pelo Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Curso de Letras e do Mestrado em Letras da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Referências

BASTIANI, C. Relações entre nome e lugar: estudo dos nomes das escolas públicas de Porto Nacional em uma perspectiva interdisciplinar da geografia e da Toponímia. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras/UFT. Araguaína: 2016.

CARVALHINHOS, P. 2002-2003. Onomástica e lexicologia: o léxico toponímico como catalisador e fundo de memória. Estudo de caso. São Paulo: Revista USP, n. 56, p. 172-179, dez./fev.

CARVALHINHOS, P. J. Estudos de Onomástica em língua portuguesa no Brasil: perspectivas para inserção mundial. In: Maria Célia Lima-Hernandes; Maria João Marçalo; Guaraciaba Micheletti; Vima Lia de Rossi Martin. (Org.). A língua portuguesa no mundo. São Paulo: FFLCH-USP, 2008.

CURVELO-MATOS, H. R. Análise toponímica de 81 nomes de bairros de São Luís/MA. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza: 2014. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO CNPq/FAPEMA/UEMASUL – EDITAL Nº. 03/2019-UEMASUL/PROPGI 11

DAL PIZZOL, E. V. Os nomes das escolas da cidade de Bento Gonçalves: Uma Perspectiva Onomástico-Cultural. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade da Universidade de Caxias do Sul. Bento Gonçalves: 2014.

DICK, M. V. de P. do A. A motivação toponímica e a realidade brasileira. São Paulo: Arquivo do Estado, 1990. ______. Atlas Toponímico Do Brasil: teoria e prática II. Revista Trama. Volume 3 - Número 5. 2007.

FAGGION, C. M.; MISTURINI, B. Toponímia e memória: nomes e lembranças na cidade. Linha D'Água (Online), São Paulo, v. 27, n. 2, p. 141-157, dez. 2014.

ISQUERDO, A. N. O fato linguístico como recorte da realidade sócio-cultural. 1996. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. UNESP, Araraquara.

ISQUERDO, A. N. 2012. A motivação na Toponímia: algumas reflexões. In: Sella, Aparecida Feola; Corbari, Clarice Cristina; Bidarra, Jorge. Pesquisas sobre Léxico: reflexões teóricas e aplicações. Campinas: Pontes Editores. Cascavel: EDUNIOESTE.

CAVALCANTE, Márcia Suany Dias; SANTOS, Amanda Maria Alexandre; SANTOS, Danielle Barbosa dos. Língua, história e cultura: uma perspectiva toponímica. IN: SIMPÓSIO INTERNACIONAL IMPRENSA, LITERATURA. LINGUAGEM E HISTÓRIA, 2018, Bacabal/MA. Anais... Campina Grande: Instituto Bioeducação, 2018. p.

-437. Disponível em: http://www.cemdop.ufma.br/downloads/anais-simposio-2018.pdf?36758. Acesso em: 05 ago. 2019.

PREFEITURA DE AÇAILÂNDIA. Município de Açailândia. Disponível em:< https://www.acailandia.ma.gov.br/pagina/historia-da-cidade/6> Acesso em 5 jan. 2020

Publicado
2022-04-08