A PRESENÇA DOS TRAÇOS CULTURAIS E DA AFRICANIDADE NOS CLÁSSICOS DA LITERATURA BRASILEIRA

  • Ana Paula Cavalcante dos Santos Faculdade ITOP
  • Jaqueline Barbosa Murta Faculdade Serra do Carmo (FASEC), Professora da Universidade Luterana do Brasil (CEULP-Palmas)

Resumo

Ao olharmos para as pessoas que formam o povo brasileiro, ficam bem nítidos os traços africanos ao misturarem-se aos habitantes que aqui encontrara.  Essa nova gente deu origem a uma mestiçagem que conferiu a originalidade de traços físicos, linguagem e costumes muito importantes, para o Brasil ser essa nação tão diversificada que é. E hoje, decorridos mais de 500 anos dos primórdios da nossa nação, vemos ser reconhecida e valorizada a que chamamos cultura afro-brasileira. Cultura essa que se fez adormecida dentro da literatura sem uma perspectiva de vir à tona devido aos preconceitos e tabus culturais estigmatizados ao longo da história de nossa nação. Desta forma, a pesquisa intenciona mostrar a presença do negro africano e as africanidades existentes na literatura clássica do Brasil, o que dá uma maior visibilidade da negritude cultural brasileira tendo como suporte os registros literários que fazem parte da nossa história identitária .

Biografia do Autor

Ana Paula Cavalcante dos Santos, Faculdade ITOP

Licenciatura e Bacharelado em Psicologia (UNICEL), graduanda em Pedagogia (IPEBRAS), especialista em Gestalt-Terapia (Clínica Sandra Salomão Psicologia e Saúde), Practitioner em PNL (INAP), Mestre em Psicologia (PUC-Rio), Doutora em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Psicóloga e Professora da Faculdade ITOP.

Jaqueline Barbosa Murta, Faculdade Serra do Carmo (FASEC), Professora da Universidade Luterana do Brasil (CEULP-Palmas)

Licenciada em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira, especialista em Administração e Gestão Escolar pela Faculdade Piaget de Almada- Portugal, Mestre em Línguas, Literaturas e Culturas pela Universidade Nova de Lisboa-Portugal, Doutora em Psicologia Social pela Universidad Pablo de Olavide - Sevilla-Espanha. Professora da Faculdade Serra do Carmo (FASEC), Professora da Universidade Luterana do Brasil (CEULP-Palmas), professora pesquisadora da CAPES - UAB, pela Universidade do Tocantins (Unitins).

Publicado
2018-03-05
Seção
Artigos