IMPACTOS DA PANDEMIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: O OLHAR DOS ESTUDANTES DO CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DO SENAI

Palavras-chave: Prática de Ensino. Jovem Aprendiz. Aprendizagem Industrial.

Resumo

Os cursos de aprendizagem industrial são ofertados pelo SENAI, de acordo com a legislação vigente. Com a chegada do Covid-19, as aulas presenciais precisaram ser suspensas por algum tempo e, neste sentido, o objetivo desta pesquisa é analisar os impactos das aulas não presenciais na aprendizagem dos estudantes do Curso de Assistente de Produção no SENAI do município de Chapecó - SC. É uma pesquisa descritiva, qualitativa, que fez uso de referenciais teóricos, análise documental e coleta de dados empíricos. Como resultados, destaca-se que, para parcela dos estudantes, as aulas não presenciais se transformaram em algo prazeroso e que deveriam ser mantidas mesmo após o término da pandemia. Uma parcela de estudantes acredita que o ensino híbrido seja uma alternativa e, para uma parcela maior de estudantes, os desafios de aprender de forma não presencial se apresentaram por meio de dificuldades de assimilação de conteúdo, espaços inadequados de estudo, conexão lenta de internet, etc.

Biografia do Autor

Cristiane Fior, Instituto Federal de Santa Catarina, Departamento de Desenvolvimento de Ensino (IFSC)

Especialista em Teorias e Metodologias da Educação Básica e Profissional, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). 

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Doutora em Educação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. 

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Publicado
2022-07-05