UMA PROPOSTA DE SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Palavras-chave: Metodologias Ativas. Sala de Aula Invertida. Ensino Superior.

Resumo

Este artigo procura problematizar como as relações estabelecidas no contexto de ensino superior podem ser vistas como interações capazes de serem analisadas sob o viés da teoria da complexidade, bastante latente no século XXI, conforme apontam os trabalhos de Morin. Logo, a sala de aula é, na verdade, uma espécie de “caixa preta”, nos termos de Chalot, uma vez que agrega diferentes elementos passíveis de análise. A metodologia desta pesquisa é do tipo estudo de caso de abordagem qualitativa, uma vez que estamos compreendendo os fenômenos de interação de uma dada sala de aula (YIN, 2005) a partir de uma perspectiva interpretativista do corpus (BORTONI-RICARDO). É pertinente elucidar que, em nenhum momento, depreciamos ou nos referimos ao ensino tradicional como algo errado. Apesar de compreendermos o seu valor, acreditamos e a pesquisa nos mostra que os novos tempos se emergem e, com isso, surgem novas demandas que necessitam de novas possibilidades de ensino capazes de serem mais eficazes.

Biografia do Autor

Bruno Gomes Pereira, Instituto de Pesquisa e Educação Continuada da Universidade de São Paulo - USP

Doutor e Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura (com ênfase em Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduado em Letras (Língua Portuguesa e Literatura Luso-Brasileira) pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e em Pedagogia pela Universidade Ceuma (UNICEUMA). Especialista em Linguística Aplicada pela Faculdade de Tecnologia Antônio Propício de Aguiar Franco (FAPAF).

Lidiane dos Santos Silva, Centro Universitário Católica do Tocantins - UniCatólica

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pela FUCAPE. Mestre em Ciências da Religião com estudos sobre a Contribuição da Igreja e do Frei Luca Pacioli na História e Evolução da Contabilidade pela FUV - ES. Avaliadora do MEC/INEP - Cursos de Ciências Contábeis e áreas afins (Presencial e EAD). Professora Centro Universitário Católica do Tocantins. 

Mariana Lacerda Barboza Melo, Centro Universitário Católica do Tocantins - UniCatólica

Mestre em Desenvolvimento Regional. Pró Reitora Centro Universitário Católica do Tocantins. 

 

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Publicado
2021-10-18