ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS SOCIAIS DO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR FRENTE A OUTRAS CARREIRAS PROFISSIONAIS NO BRASIL
Resumo
Este estudo analisou quais tipos de benefícios sociais são disponibilizados aos profissionais no Brasil e nos setores de atividade econômica em comparação com os benefícios recebidos pelos docentes do ensino superior como forma de atratividade para a carreira. A revisão da literatura possibilitou a identificação de 35 benefícios sociais, os quais foram pesquisados quanto às suas ocorrências junto a 4560 profissionais pelo LinkedIn e complementados por indicações pela técnica snowball de coleta de dados. O estudo conclui que a carreira docente apresentou maior oferta de benefícios sociais em nove tipos, enquanto outras carreiras apresentaram maior oferta de benefícios sociais em quinze tipos. Além disso, em outros oito tipos de benefícios sociais, não foi verificada relevância significante comparada entre os grupos analisados.
Referências
AGRESTI, A. Categorical data analysis. New York: John Wiley & Sons, 2002.
AMARAL, C. T.; TINOCO, J. E. P.; CLARO, J. A. C. S.; MACHADO, D. P.; MARTINS, V. Q. Análise das Demonstrações Contábeis e Indicadores Sociais da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE–GT). ReFAE – Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 4, n. 2, p. 2–24, 2013.
ANDRÉ, M. Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 145, p. 112–129, 2012.
ARAÚJO, T. S. et al. Professores: que problemas mais os afligem?Encontro da ANPAD - EnANPAD, 37. Anais...Rio de Janeiro (RJ), Brasil: ANPAD, 9 set. 2013
ARBACHE, J. S. Uma Introdução aos Salários Indiretos no Brasil. In: Encontro Nacional de Estudos do Trabalho, p. 1297-1322. Anais... São Paulo, 28 e 29 set. 1995.
ARRUDA, R. F.; PEREIRA, L. Z. Estudo sobre Identidade Organizacional com Professores de Graduação de um Centro Federal de Educação Tecnológica. Rev. Ciênc. Admin., v. 18, n. 1, p. 110–133, jun. 2012.
BARBOSA, A. Os salários dos professores brasileiros: implicações para o trabalho docente. Brasília (DF): Líber Livro, 2011.
BIERNACKI, P.; WALDORF, D. Snowball Sampling: Problems and techiniques of chain referral sampling. Sociological Methods & Research, v. 10, n. 2, p. 141-163, 1981.
BISHOP, Y. Y. M.; FIENBERG, S. E.; HOLLAND, P. W. Discrete Multivariate Analysis: Theory and Practice. Cambridge, Mass: MIT Press, 1975.
BRASIL. Secretaria de Assuntos Estratégicos. Caderno 4: Classe Média e Emprego Assalariado. Vozes da nova classe média. Brasília (DF): SAE, 2013.
CALDAS, C. B. et al. Satisfação e engajamento no trabalho: docentes temáticos e auxiliares da EAD de universidade privada brasileira. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 6, n. 2, p. 225–237, 2013.
CAMPOS, D. C. S. et al. Competências Gerenciais Necessárias aos Professores-Gerentes que Atuam em Pró- Reitorias: o caso de uma Instituição Federal de Ensino Superior de Minas Gerais.Encontro da ANPAD - EnANPAD, 32. Anais...Rio de Janeiro (RJ): ANPAD, set. 2008
CARLOS, M. G. O. et al. Avaliação Docente Em MBA´S Lato Sensu - Um Estudo Multicritério.Encontro da ANPAD - EnANPAD, 37. Anais...Rio de Janeiro (RJ): ANPAD, set. 2013
CARTER, T. D.; WALKER, W. D. Retaining, cultivating, and investing: Strategies for leading millennial managers. The Journal of Government Financial Management, 67(2), 20-25, 2018.
CHANLAT, J.-F. Quais carreiras e para qual sociedade? (I). RAE-revista de administração de empresas, v. 35, n. 6, p. 67–75, dez. 1995.
CHANLAT, J.-F. Quais carreiras e para qual sociedade? (II). RAE-revista de administração de empresas, v. 36, n. 1, p. 13–20, mar. 1996.
CLARO, J. A. C. S. Theoretical and Empirical Evolution in Corporate Hospitality. e-JESS. electronic Journal of Economic Sociology Studies, v. 3, n. 3, p. 266–278, 2013.
CLARO, J. A. C. S.; PROFETA, R. A. Programas de Benefícios Sociais Para Docentes no Ensino Superior Brasileiro Como Forma de Reter Talentos: Um Estudo Exploratório. Avaliação, Campinas (SP); Sorocaba (SP), artigo aceito para publicação, no prelo.
COSTA, L. V. Avaliação da Carreira no Mundo Contemporâneo: Proposta de um Modelo de Três Dimensões.Encontro da ANPAD - EnANPAD, 34. Anais...Rio de Janeiro (RJ): ANPAD, set. 2010.
DUNZER, G. A.; MELO, E. M. P.; MELO, J. S. C. Desafios de Atração e Retenção de Talentos – Estudo de Caso da Petrobras. Encontro da ANPAD - EnANPAD, 32. Anais... Rio de Janeiro (RJ): ANPAD, set. 2008.
EVANS, P. Carreira, sucesso e qualidade de vida. RAE-revista de administração de empresas, v. 36, n. 3, p. 14–22, 1996.
FERREIRA, P. C. A. S.; NASCIMENTO, R. P.; SALVÁ, M. N. R. Professor: Profissão de Risco. Uma Análise das Condições de Trabalho dos Docentes de IES Privadas do Rio de Janeiro.Encontro da ANPAD - EnANPAD, 36. Anais...Rio de Janeiro (RJ): ANPAD, set. 2012.
FREITAS, C. C. R. A função social do professor: concepções em conflito. TrabalhoNecessário, v. 10, n. 15, p. 1–20, 2012.
FROTA, G. B.; TEODÓSIO, A. S. S. Profissão docente, profissão decente?: estratégias de professores frente ao sofrimento no trabalho em um ambiente de inovação pedagógica.Encontro da ANPAD - EnANPAD, 36. Anais...Rio de Janeiro (RJ): ANPAD, set. 2012
GHENO, R.; BERLITZ, J. Remuneração estratégica e pacote de benefícios: Um estudo de caso aplicado ao nível operacional de uma multinacional. Rev. Adm. UFSM, v. 4, n. 1, p. 268–287, 2011.
GOMES, V.; CASTRO, E. R. Trabalhadores da Albras e sua organização política. Novos Cadernos NAEA, v. 7, n. 1, p. 123-154, jun. 2004.
GONÇALVES MOREIRA, M.; HENNIG SILVA, A.; RAMOS GOMES, M. E. Percepção de sucesso na carreira: Um estudo com docentes de universidades federais do Rio Grande do Sul. Pretexto, v. 19, n. 3, p. 63-80, 2018.
GUIMARÃES, M. G. V.; PETEAN, E. B. L.; SOUZA, W. A. R. DE. Trabalho, Família e Estruturas de Apoio: Percepção de Professoras Universitárias de Manaus (AM).Encontro da ANPAD - EnANPAD, 36. Anais...Rio de Janeiro (RJ): ANPAD, set. 2012
HAIR JR., J. F.; BABIN, B.; MONEY, A. H.; SAMOUEL, P. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Tradução Lene Belon Ribeiro. Porto Alegre (RS): Bookman, 2005. 471 p.
HAYUTA, Y. Understanding career decision-making of teachers' through the lens of job crafting. Academy of Management Annual Meeting Proceedings , v. 2021, n. 1, p. 1-1, 2021.
IBGE. Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, 2013. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/classificacoes/cnae2.0/defaulttab.shtm>. Acesso em: 10 jun. 2013.
KOTZE, D. M.; MOUTON, J.; BARKHUIZEN, N.; JAGER, H. Talent retention of educators in selected private schools. International Journal of Social Sciences and Humanity Studies, vol 12, n. 2, 2020
KRAIMER, M. L.; GRECO, L.; SEIBERT, S. E.; SARGENT, L. D. An investigation of academic career success: The new tempo of academic life. Academy of Management Learning & Education , v. 18, n. 2, p. 128-152, 2019.
LANTHEAUME, F. Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 146, p. 368–387, 2012.
LEMOS, A. H. C. et al. Adeus, Empresa: Bases do Contrato Psicológico de Professores Egressos do Mundo Corporativo. Encontro da ANPAD - EnANPAD, 37. Anais...Rio de Janeiro (RJ), Brasil: ANPAD, 9 set. 2013
LEONARDO, J. M. A. A guerra do sucesso pelos talentos humanos. Revista Produção, v. 12, n. 2, p. 42-53, 2002.
LÜDKE, M.; BOING, L. A. Do trabalho à formação de professores. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 146, p. 428–451, 2012.
MAHAPATRA, M. Teaching career for women: Decoding work-family conflict. Review of Management , v. 8, n. 1/2, p. 41-48, 2018.
MARLEY, R.; METREJEAN, E. A model of academic career sustainability utilizing a just in time teaching approach. Journal of Theoretical Accounting Research , v. 11, n. 2, p. 15-27, Spring2016 2016.
MCAFEE, O.; FINCH, A. How career development can enhance college faculty. Journal of Knowledge & Human Resource Management , v. 5, n. 10, p. 101-111, Winter2013 2013.
MCAVOY, J. P., JR.; FREEMAN, S., JR.; CARR-CHELLMAN, A.; KITCHEL, A. Perceptions versus reality: First year/early career faculty expectations and experiences through the lens of negentropy. International Journal of Leadership in Education , p. 1-21, 2021.
MENDES-DA-SILVA, W.; BIDO, D. S.; FORTE, D. Atributos determinantes do desempenho do professor de Finanças: estudo empírico. Revista de Economia e Administração, v. 10, n. 3, p. 393–414, 2011.
MORICONI, G. M.; MARCONI, N. Os Professores Públicos São Mal Remunerados nas Escolas Brasileiras? Uma Análise da Atratividade da Carreira do Magistério Sob o Aspecto da Remuneração.Encontro da ANPAD - EnANPAD, 32. Anais...Rio de Janeiro (RJ): ANPAD, set. 2008
MORO, A. B. et al. Fatores motivadores e higiênicos considerados relevantes na visão dos docentes e discentes de programas de pós-graduação de uma Instituição Pública Federal. Sociais e Humanas, v. 26, n. 3, p. 608–621, 2013.
MOURÃO, A. N. M.; ALMEIDA, M. E.; AMARAL, E. F. L. Seguro-desemprego e formalidade no mercado de trabalho brasileiro. R. bras. Est. Pop., v. 30, n. 1, p. 251–270, 2013.
MURALI, S.; MOHAN, S. An exploratory study on what motivates people to choose teaching career in engineering institutions. CLEAR International Journal of Research in Commerce & Management , v. 5, n. 9, p. 1-5, 2014.
OLTRAMARI, A. P. Carreira: Panorama de Artigos Sobre o Tema. Encontro da ANPAD - EnANPAD, 32. Anais...Rio de Janeiro (RJ): ANPAD, set. 2008
PÁDUA, I. O. P.; HONÓRIO, L. C. Vínculos Organizacionais: Comparando Professores de Instituições Mineiras de Ensino Superior.Encontro da ANPAD - EnANPAD, 37. Anais...Rio de Janeiro (RJ): ANPAD, set. 2013
PERESTRELO, M. C. F. X. Prevenção da Saúde Mental na Profissão Docente: Burnout, Estratégias de Coping e Engagement. Ilha da Madeira (Portugal): Universidade da Madeira, 2011.
PETTER, S.; RICHARDSON, S.; RANDOLPH, A. B. Stuck in the middle: Reflections from the amcis mid- career workshop. Communications of the Association for Information Systems , v. 42, p. 51-65, 2018.
PIZOLOTTO, M. F. Políticas de benefícios sociais em empresas do setor metal-mecânico do Rio Grande do Sul. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Administração). Programa de Pós-Graduação em Administração. Porto Alegre (RS): Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), 2000.
PLUTARCO, F. F.; GRADVOHL, R. F. Competências dos Professores de Administração: a Visão dos Alunos de Cursos de Graduação.Encontro da ANPAD - EnANPAD, 34. Anais...Rio de Janeiro (RJ): ANPAD, set. 2010
PUENTE-PALACIOS, K. E.; PACHECO, É. A.; SEVERINO, A. F. Clima Organizacional e Estresse em Equipes de Trabalho. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 13, n. 1, p. 37–48, 2013.
RATTNER, H. Benefícios e motivação no trabalho. RAE-revista de administração de empresas, v. 6, n. 19, p. 14–40, 1966.
REYNOLDS, H. T. Analysis of nominal data: quantitative applications in the social sciences.2a. Ed. Beverly Hills, CA: SAGE, 1984.
RIBEIRO, J. A.; BASTOS, A. V. B. Comprometimento e Justiça Organizacional: Um Estudo de suas Relações com Recompensas Assimétricas. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 30, n. 1, p. 4–21, 2010.
ROWE, D. E. O.; BASTOS, A. V. B. Comprometimento ou Entrincheiramento na Carreira? Um Estudo Entre Docentes do Ensino Superior.Encontro da ANPAD - EnANPAD, 32. Anais...Rio de Janeiro (RJ): ANPAD, set. 2008
RUSSELL, E. J.; WEIGOLD, I. K. Work stress and comfort in university faculty: Do gender and academic field matter? Journal of Employment Counseling , v. 57, n. 3, p. 130-142, 2020.
SANDERS, K.; KRAIMER, M. L.; GRECO, L.; MORGESON, F. P.; BUDHWAR, P. S.; SUN, J.-M.; SHIPTON, H.; SANG, X. Why academics attend conferences? An extended career self-management framework. Human Resource Management Review , v. 32, n. 1, p. N.PAG-N.PAG, 2022.
SHERIF, K.; NAN, N.; BRICE, J. Career success in academia. Career Development International , v. 25, n. 6, p. 597-616, 2020.
SHIBITI, R. Satisfaction with retention factors in relation to job embeddedness of public school teachers. Journal of Human Resource Management, vol. 17, n. 1, 2019.
SILVA, L. B. A Gestão de Pessoas e o sistema de reconhecimento e recompensa em Organizações Não Governamentais. Encontro da ANPAD - EnANPAD, 37. Anais... Rio de Janeiro (RJ), Brasil: ANPAD, 9 set. 2013.
SOUZA NETA, M. B.; SENA, M. M.; ARAUJO, M. C. M. H.; JORDÃO, V. L. O.; VASCONCELOS, Z. W.; LINS, E. M.; SILVA, C. L. S.; SOUZA, S. M. F.; ARRUDA, J. R.; SILVA, J. M. The quality of life of regular classroom teacher in the context of special and inclusive education. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.12, p. 117023-117042 dec. 2021.
THEOTÔNIO, K. S.; REIS NETO, M. T.; LOPES, S. A. A Remuneração No Brasil: Uma Análise Segundo Os Aspectos Legais. Encontro da ANPAD - EnANPAD, 37. Anais... Rio de Janeiro (RJ), Brasil: ANPAD, 9 set. 2013.
TINOCO, J. E. P.; MORAES, P. B.; PELEIAS, I. R.; CLARO, J. A. C. S.; JOÃO, B. N. Estudo sobre a carga tributária de empresas brasileiras através da demonstração do valor adicionado (DVA) – período de 2005 A 2007. Revista Ciências Administrativas, v. 17, n. 1, p. 84–111, 2011.
ZAMPIER, M. A.; TAKAHASHI, A. R. W. Intraempreendedorismo Feminino, Competências Empreendedoras e Conflito Trabalho-Família: Um Estudo de Caso com Professoras de Programas de Mestrado e Doutorado em Administração de Curitiba-PR. Encontro de Estudos Organizacionais - EnEO, 6. Anais...Florianópolis (SC): ANPAD, 2010.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).