AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO INFORMACIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS NA ESCOLA PÚBLICA

Palavras-chave: Letramento Informacional. Produção Textual. Escola Pública.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre as práticas de letramento informacional e suas implicações no processo de produção textual de alunos da educação básica de uma escola pública em Goiânia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter documental, que visa analisar a forma como as práticas de letramento informacional podem ser eficazes nas atividades de produção textual. A coleta de dados foi feita por meio das produções dos participantes, que permitiu evidenciar que, por meio de tais práticas, no processo de busca e uso de informações, as produções textuais dos alunos passaram a ter maior riqueza de informações ao serem contrastadas com os textos produzidos somente com o conhecimento prévio do aluno. Conclui-se, com esse trabalho, que ao estar inserido nas práticas de letramento informacional, o aluno consegue produzir textos mais coerentes e significativos ao utilizar informações variadas permitindo a elaboração de conceitos e argumentos mais concisos.

Biografia do Autor

Marco André Franco de Araújo, Rede Municipal de Ensino de Goiânia

Doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor de Inglês da Rede Municipal de Educação de Goiânia.

 

Éderson Saraiva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestre em Letras e Linguística (pela UFG). Graduado em Letras (pela UEG). Professor da Rede Municipal de Ensino de Goiânia. 

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Publicado
2022-12-15