REFLEXÕES SOBRE A ORALIDADE E O LETRAMENTO NO USO DOS GÊNEROS DO DISCURSO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Silvio Nunes da Silva Júnior Universidade Federal de Alagoas

Resumo

O presente estudo visa discutir sobre o uso da oralidade em sala de aula, e, mais a fundo, sobre a questão do letramento empregado nas atividades didáticas no ensino de língua portuguesa no intuito de contribuir para o desenvolvimento do aluno para além dos muros da escola. Diante disso, proponho discutir acerca das atividades de letramento no ensino de língua portuguesa com a utilização dos gêneros debate e conto como forma de contribuição para a formação dos alunos em situações de aprendizagem, e, além, disso, para o senso crítico deles. Ancoro-me nos estudos dialógicos de Bakhtin (2003) para refletir sobre os gêneros do discurso, nos estudos de letramento e, também, sobre ensino de língua portuguesa. Com base nessas leituras, aponto dois encaminhamentos, frutos de experiências próprias, de utilização dos referidos gêneros em aulas de língua portuguesa na educação básica.

Biografia do Autor

Silvio Nunes da Silva Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Bolsista CAPES. Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas (CNPq/UFAL) e do Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas (CNPq/UNEAL).

Publicado
2018-12-17