TRABALHO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: NECESSIDADES E POSSIBILIDADES

Palavras-chave: Trabalho remoto. Tecnologia. Pandemia.

Resumo

Em 2020 houve o impacto de uma pandemia que mudou a rotina de muitos países, incluindo o Brasil, fazendo com que grande parte dos governos decidissem por implantar medidas de isolamento social. Com isso somente os serviços essenciais continuaram presenciais (setores como saúde, transporte, alimentação). Dessa forma, para muitas áreas foi necessário adotar o Home Office. O objetivo desse trabalho é levantar aspectos gerais sobre novas rotinas profissionais e buscar informações sobre fatores facilitadores do processo de adaptação à modalidade Home Office. Foi realizada uma pesquisa exploratória, quantitativa, por meio de um questionário com perguntas fechadas. Como resultado foi possível validar o investimento na capacitação dos colaboradores para atender necessidades atuais. Diante de cenários de incertezas esse estudo pode auxiliar organizações de qualquer natureza em situações de necessidade de continuidade de isolamento e distanciamento social visando reduzir os problemas enfrentados durante a pandemia.

Biografia do Autor

Vivian Leme de Goes Santos, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Aluna do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (São Paulo-SP). Graduada em Administração – Com Habilitação em Comércio Exterior (2004). Trabalhou na área de Comércio Exterior (Importação) de 2003 a 2018.

Denilson de Sousa Cordeiro, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Aluno do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (São Paulo-SP). Graduado em Letras - Português e Inglês pela Universidade Paulista (2014). É militar especialista em Comunicações na Força Aérea Brasileira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Informática e Estatística Aplicada.

Eduardo Domingues Pereira, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Aluno do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (São Paulo-SP). Possui graduação em Engenharia Química pelo Instituto Mauá de Tecnologia (2004) e Pós-graduação Lato Sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho (2010). Atualmente é Gerente de Projetos Educacionais do Bureau Veritas Sociedade Classificadora e Certificadora. Tem experiência na área de Engenharia Química e de Segurança do Trabalho, atuando na elaboração e desenho de material instrucional, coordenação de programas de pós-graduação e estudos de engenharia.

Celi Langhi, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Pedagoga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Caetano do Sul. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Professora da FATEC Ipiranga. Professora do MBA em Liderança e Gestão Organizacional da Franklin Covey Brasil.Professora do MBA em Desenvolvimento do Potencial Humano da Vital Smarts. Professora do MBA em Gestão de Projetos do Centro Paula Souza. Líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem - projeto aprendizagem organizacional, educação corporativa e aprendizagem significativa. É professora universitária há mais de 30 anos, atuando nas disciplinas: Educação Corporativa; Gestão de Equipes; Avaliação de Desempenho; Administração e Gestão de Pessoas; Desenvolvimento de Talentos; Criatividade; Tecnologias na Educação Profissional; Metodologia Científica; Psicologia da Educação; Didática; Metodologias de Ensino; Clima Organizacional; e Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Diretora da Infolearning Projetos Educacionais Ltda, onde atua com empresas de vários segmentos no que diz respeito à criação, planejamento, desenvolvimento e aplicação de programas que visam o preparo de profissionais para atuarem com a transformação digital. Coordenou programas de educação organizacional; educação de executivos; gestão do conhecimento; gestão de projetos educacionais; e produção de material didático para desenvolvimento profissional (presencial e a distância). Ministrou cursos e palestras no Brasil e no exterior sobre Liderança e Gestão Organizacional, Desenvolvimento do Potencial Humano, Gestão do Conhecimento, Gestão por Competência, Gestão de Carreiras, Gestão de Projetos de Ensino a Distância; e Produção de Material Didático para Cursos a Distância. É autora de mais de 10 livros.

João Roberto Maiellaro, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista, possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba, especialização em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e especialização em Gestão da Produção pela Universidade São Judas Tadeu. Professor titular do Centro Paula Souza nas disciplinas pesquisa operacional, gestão da qualidade, simulação, gestão da cadeia de suprimentos e gestão da produção e operações, em cursos de tecnologia em logística, logística aeroportuária, análise e desenvolvimento de sistemas e gestão de negócios e inovação nas Fatecs Guarulhos, Zona Leste e Sebrae. Atual coordenador do CST em Logística da Fatec Zona Leste. Experiência como coordenador de cursos superiores de tecnologia nos eixos de gestão e negócios e meio-ambiente e saúde. Experiência gerencial de 25 anos em empresas de grande e médio porte na área de Engenharia de Produção, com ênfase em planejamento, projeto e controle de sistemas de produção, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias e ferramentas da qualidade, gestão de recursos materiais, gestão da produção e logística. Experiência como empresário e consultor.

Referências

2SHARE. A importância da pausa durante o trabalho. 2019. Disponibilidade em: . Acesso em: 18 dez. 2020.

HERMÓGENES, Lucas Ramon et al. A importância das digital skills em tempos de crise: alguns aplicativos utilizados durante o isolamento social devido à pandemia do Covid-19. REVISTA AUGUSTUS, Rio de Janeiro, v. 25, n. 51, p. 198-218, 2020. Disponibilidade em:
. Acesso em: 05 jan. 2021.

JALLOW, Haddy; RENUKAPPA, Suresh; SURESH, Subashini. The impact of COVID-19 outbreak on United Kingdom infrastructure sector. Smart And Sustainable Built Environment, 25 jun. 2020.
Disponibilidade em: . Acesso em 18 dez. 2020.

KRAUS, Sascha et al. The economics of COVID-19: initial empirical evidence on how family firms in five European countries cope with the corona crisis. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, 26 mai. 2020.
Disponibilidade em: . Acesso em 12 dez. 2020.

NETO, Rivadavia Correa Drumond de Alvarenga. Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações: análise de casos relatados em organizações públicas e privadas. 2002. 235 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)–Escola de Ciência da Informação, UFMG, Belo Horizonte, 2002.

QUARTIERO, Elisa Maria; CERNY, Roseli Zen. Educação corporativa: mundo do trabalho e do conhecimento: aproximações. São Paulo: Cortez, 2005.

QUEIROGA, Fabiana. O trabalho e as medidas de contenção da COVID-19. Contribuições da psicologia organizacional e do trabalho no contexto da pandemia. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 2020.

SANTOS, Fabrício Henrique da Silva; MIRANDA, Mauricio dos Santos; JUNIOR, Braulio Monti. A importância do contrato de teletrabalho durante a pandemia do Covid-19. Revista Interciência: IMES, Catanduva, v. 1, n. 4, p. 2-2, 2020.
Disponibilidade em:
. Acesso em: 12 nov. 2020.

TORRES, Ángel Carmelo Pronce. El autoaprendizaje como proceso para la construcción de conocimientos en tiempos de pandemia. RAC: Revista Angolana de Ciências, v. 2, n. 2, 2020.
Disponibilidade em:
. Acesso em 28 nov. 2020.
Publicado
2022-07-05