TRABALHO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: NECESSIDADES E POSSIBILIDADES
Resumo
Em 2020 houve o impacto de uma pandemia que mudou a rotina de muitos países, incluindo o Brasil, fazendo com que grande parte dos governos decidissem por implantar medidas de isolamento social. Com isso somente os serviços essenciais continuaram presenciais (setores como saúde, transporte, alimentação). Dessa forma, para muitas áreas foi necessário adotar o Home Office. O objetivo desse trabalho é levantar aspectos gerais sobre novas rotinas profissionais e buscar informações sobre fatores facilitadores do processo de adaptação à modalidade Home Office. Foi realizada uma pesquisa exploratória, quantitativa, por meio de um questionário com perguntas fechadas. Como resultado foi possível validar o investimento na capacitação dos colaboradores para atender necessidades atuais. Diante de cenários de incertezas esse estudo pode auxiliar organizações de qualquer natureza em situações de necessidade de continuidade de isolamento e distanciamento social visando reduzir os problemas enfrentados durante a pandemia.
Referências
HERMÓGENES, Lucas Ramon et al. A importância das digital skills em tempos de crise: alguns aplicativos utilizados durante o isolamento social devido à pandemia do Covid-19. REVISTA AUGUSTUS, Rio de Janeiro, v. 25, n. 51, p. 198-218, 2020. Disponibilidade em:
JALLOW, Haddy; RENUKAPPA, Suresh; SURESH, Subashini. The impact of COVID-19 outbreak on United Kingdom infrastructure sector. Smart And Sustainable Built Environment, 25 jun. 2020.
Disponibilidade em:
KRAUS, Sascha et al. The economics of COVID-19: initial empirical evidence on how family firms in five European countries cope with the corona crisis. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, 26 mai. 2020.
Disponibilidade em:
NETO, Rivadavia Correa Drumond de Alvarenga. Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações: análise de casos relatados em organizações públicas e privadas. 2002. 235 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)–Escola de Ciência da Informação, UFMG, Belo Horizonte, 2002.
QUARTIERO, Elisa Maria; CERNY, Roseli Zen. Educação corporativa: mundo do trabalho e do conhecimento: aproximações. São Paulo: Cortez, 2005.
QUEIROGA, Fabiana. O trabalho e as medidas de contenção da COVID-19. Contribuições da psicologia organizacional e do trabalho no contexto da pandemia. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 2020.
SANTOS, Fabrício Henrique da Silva; MIRANDA, Mauricio dos Santos; JUNIOR, Braulio Monti. A importância do contrato de teletrabalho durante a pandemia do Covid-19. Revista Interciência: IMES, Catanduva, v. 1, n. 4, p. 2-2, 2020.
Disponibilidade em:
TORRES, Ángel Carmelo Pronce. El autoaprendizaje como proceso para la construcción de conocimientos en tiempos de pandemia. RAC: Revista Angolana de Ciências, v. 2, n. 2, 2020.
Disponibilidade em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).