A ÚLTIMA ABOLIÇÃO E SUAS REPRESENTAÇÕES NA HISTÓRIA BRASILEIRA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Palavras-chave: Abolição. Recôncavo Baiano. Formação de Professores. Metodologia do Ensino de História. Ensino superior.

Resumo

Neste trabalho, relatamos e refletimos sobre a oficina de planos de aula intitulada “Documentos históricos sobre a Última Abolição e suas representações”, desenvolvida no ano de 2019, na UNILAB, Campus dos Malês. A atividade pedagógica, constituída de seleção, leitura e análise de fontes históricas sobre o Treze de Maio de 1888 e seus sentidos e significados diversos e controversos, colaborou tanto para uma análise crítico-reflexiva da Abolição, como oportunizou aos estudantes exercitar a prática de elaborar planos de aula. Com a oficina constatamos que houve contribuições significativas ao grupo, tanto no campo da metodologia de ensino história, como da aprendizagem histórica.

Biografia do Autor

Clícea Maria Augusto de Miranda, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. 

Maria Cláudia Cardoso Ferreira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Doutora em História pela Fundação Getulio Vargas. Docente da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB.

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Publicado
2022-05-12