EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA EM TEMPOS DE PANDEMIA: O PROGRAMA PENSAR DIREITO - UNITINS/EXTENSÃO
Resumo
O artigo apresenta o Programa de Extensão “Pensar Direito: conhecimento que transforma vidas” realizado por discentes e docentes do Curso de Direito, Unitins - Campus de Paraíso do Tocantins. A motivação foi a carência de pesquisas de campo na área da conscientização de direitos de idosos, vítimas de violência sexual infantil, violência doméstica contra mulheres, pessoas com deficiência, dependentes químicos e pessoas LGBTI+. Atrelado a estas informações verificou-se que a Universidade Estadual do Tocantins – Unitins necessitava de um programa com esta temática, o que resultou na elaboração do referido projeto. Em seguida, procedeu-se a fundamentação teórica na metodologia da aprendizagem baseada em Projetos, divisão em seis subprojetos, planejamento das atividades e cronograma de execução. Em decorrência dos efeitos causados pela pandemia do novo Coronavírus, ajustes foram realizados quanto aos procedimentos adotados durante a crise sanitária, tais como entrevistas e reuniões virtuais. Como o projeto foi adotado como um dos Programas de Extensão da Unitins e está em andamento, enfatiza-se neste artigo, o resultado parcial dos seis subprojetos que compõem o programa. Infere-se que o Programa tem o respaldo da instituição para estimular os estudantes do Direito a continuar proporcionando a idosos, crianças, pessoas com deficiência, dependentes químicos e pessoas LGBTi+ a perspectiva de cidadãos conscientes dos seus direitos.
Referências
ALBERTI, Verena. Ouvir contar. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
BENDER, William N. Aprendizagem baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE IBGE, 2020. Disponível em:https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/to/paraiso-do-tocantins.html. Acesso em: 20 mai. 2021.
LEFFA, V. J. . Transdisciplinaridade no ensino de línguas: a perspectiva das Teorias da Complexidade. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 6, n. 1, p. 27-49, 2006.
PELISOLI, Cátula da Luz. Proteção de Crianças e Adolescentes: Uma cartilha para adultos / 2ª Edição / Cátula da Luz Pelisoli / Revisão técnica Carlos Aznar Blefari - Passo Fundo: Canal Proteja, 2020.
SANTANA, Fabian Serejo; SANTOS, Jocyléia Santana dos. Reasignación de lugar: reassentados del Córrego do Prata, Brasil, Tocantins. Revista Cambios y Permanencias. Vol., Núm. 2, pp. 1395-1415 – ISSN 2027-5528. Disponível em: https://revistas.uis.edu.co/index.php/revistacyp/article/view/11757. Acesso em: 20 mai. 2021.
SANTANA, Fabian Serejo. Pense Direito: sujeitos e atores na formação da consciência jurídica. 1, ed. Curitiba, Appris, 2016.
SCHAEFER, Ricardo; MINELLO, Italo. Educação empreendedora: premissas, objetivos e metodologias. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, vol. 10, n. 3 julho-setembro, 2016, pp. 60 – 81, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil.
SILVA NETA, M.; CAPUCHINHO, A. C. Ensino híbrido em evidência: análise e reflexões sobre aula de linguagens no modelo de rotação por estações de aprendizagem. In: Tecnologias digitais e metodologias ativas em contextos diversos. Organizado por Marcus de Souza Araújo. São Paulo: Intercom, 2020.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS. Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI-2018-2022/Universidade Estadual do Tocantins - Palmas: Unitins, 2018. Disponível em: https://www.unitins.br/cms/Midia/Arquivos/PEN5TAV79ZZJ0CWGNWCMZUIUNKFTEHT3BFP4LCIUY.pdf. Acesso em: 20 mai.2021.
TAUCHEM, Gionara. O princípio da indissociabilidade universitária: um olhar transdisciplinar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão / Gionara Tauchen. 146 f. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2009. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3624/1/418585.pdf. Acesso em: 20 mai. 2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).