PERTENCIMENTO, PROGRESSO E MODERNIDADE EM SINOP, MATO GROSSO: REFLEXÕES A PARTIR DO RELATO DE UM MORADOR ANTIGO E DE UMA PROPAGANDA DO GRUPO SINOP
Resumo
O presente trabalho objetiva refletir sobre os vínculos existentes entre as noções de pertencimento, progresso e modernidade no processo de colonização do município de Sinop, Mato Grosso. Assim, busca-se, na primeira parte da pesquisa, relacionar as ideias de pertencimento e progresso a partir do relato de um morador antigo e o traçado no formato de casa do mapa da cidade. No decorrer da segunda parte, por sua vez, tenta-se entender, ao se analisar uma propaganda recente do Grupo Sinop, as contradições relacionadas ao mito do progresso e à modernidade, corroboradas pela conversa com o mesmo morador.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).