PERTENCIMENTO, PROGRESSO E MODERNIDADE EM SINOP, MATO GROSSO: REFLEXÕES A PARTIR DO RELATO DE UM MORADOR ANTIGO E DE UMA PROPAGANDA DO GRUPO SINOP

  • Adriana Lins Precioso UNEMAT
  • Bruno Borguetti Lara Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT

Resumo

O presente trabalho objetiva refletir sobre os vínculos existentes entre as noções de pertencimento, progresso e modernidade no processo de colonização do município de Sinop, Mato Grosso. Assim, busca-se, na primeira parte da pesquisa, relacionar as ideias de pertencimento e progresso a partir do relato de um morador antigo e o traçado no formato de casa do mapa da cidade. No decorrer da segunda parte, por sua vez, tenta-se entender, ao se analisar uma propaganda recente do Grupo Sinop, as contradições relacionadas ao mito do progresso e à modernidade, corroboradas pela conversa com o mesmo morador.

Biografia do Autor

Adriana Lins Precioso, UNEMAT

Doutora pela Unesp - Ibilce - Campus de São José do Rio Preto-SP, na área de Teoria da Literatura, com o título obtido em 2009 e Mestre pela mesma instituição em 2003. Atua na Teoria da Literatura com ênfase na Literatura Comparada. Tem experiência no campo de Letras, desenvolvendo pesquisas principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura italiana, literatura comparada, mitologia, tradição, reinvenção, pós-modernismo e análise semiótica. Atualmente, pesquisa a produção literária produzida em Mato Grosso, as questões de identidade e diferença, bem como as vertentes fantástica da literatura. Coordenadora e professora do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, nas disciplinas Texto e Ensino e Literatura Infantil e Juvenil. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Estudos Comparativos de Literatura: tendências identitárias, diálogos regionais e vias discursivas, cadastrado no CNPq. Vice-coordenadora do Grupo LIOA - Literatura italiana e outras artes em parceria com a Profa. Dra. Maria Celeste Tommasello Ramos, da UNESP-IBILCE. Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado na UNB - Universidade de Brasília, com o título: "POESIA E PINTURA DO MATO GROSSO CONTEMPORÂNEO: REPRESENTAÇÕES DO ÍNDIO E DO NEGRO NA ARTE DE PEDRO CASALDÁLIGA E DE CEREZO BARREDO".

Bruno Borguetti Lara, Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT

Discente vinculado à linha de Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Campus de Sinop, desenvolve a pesquisa intitulada Crise de civilização em O menino e o mundo, de Alê Abreu, e Vidas secas, de Graciliano Ramos, e integra o Grupo de Pesquisa Estudos Comparativos de Literatura: tendências identitárias, diálogos regionais e vias discursivas. Obteve o título de licenciado em Letras pela mesma instituição em 2015. De 2014 a 2015, durante a graduação, também atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto Interdisciplinar - Formação para a Diversidade: educação linguística, educação para a diversidade cultural e educação ambiental nas licenciaturas (Letras e Pedagogia) no contexto da Amazônia mato-grossense e entorno do Parque do Xingu.

Publicado
2018-02-16