PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO: A CONSTELAÇÃO FAMILIAR NA PACIFICAÇÃO DE CONFLITOS
Resumo
Apresentação do entrevistado:
Sami Storch, magistrado do Tribunal de Justiça da Bahia em exercício na 2ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões da Comarca de Itabuna. O entrevistado é mestre em Administração pública e Governo, autor de livro e artigos científicos, professor e pesquisador, coordenador em programa de pós-graduação lato sensu, formador credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), é pioneiro na utilização da abordagem sistêmico-fenomenológica das constelações familiares para o Poder Judiciário, condecorado com prêmio destaque pelo Núcleo Integrado de Conciliação do Tribunal de Justiça da Bahia em 2013, agraciado com a Menção Honrosa do Prêmio Conciliar é Legal em 2015 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), palestrante de cursos e workshops sobre o Direito Sistêmico no Brasil e no exterior. Portanto, considerado, para a pesquisa desenvolvida pelo NUPEDIA - UFMT, um expert em inovação para pacificação dos conflitos, principalmente no que se refere a aplicação das constelações familiares e do Direito Sistêmico no Poder Judiciário brasileiro.
Referências
HELLINGER, Bert. Ordens do amor: um guia para o trabalho com constelações familiares. Tradução: Newton de Araújo Queiroz, 2003.
HELLINGER, Bert; WEBER, Gunthard; BEAUMONT, Hunter. A simetria oculta do amor. Porque o amor faz os relacionamentos, 1998.
HELLINGER SCHULE. Site. Constelação Familiar (Familienstellen). Disponível em: https://www.hellinger.com/pt/constelacao-familiar/. Acesso em 29 de abr. 2021.
PIZZATTO, Bianca. Constelações Familiares na advocacia: uma prática humanizada / Bianca Pizzatto. 2. ed. rev. e ampl. Joinville, SC: Manuscritos Editora, 2018.
SCHLIECK, Eunice. A expansão das Comissões de Direito Sistêmico no país. Instituto Brasileiro de Direito Sistêmico, 2020. Disponível em: https://ibdsist.com.br/a-expansao-das-comissoes-de-direito-sistemico-no-pais/. Acesso em: 20 maio 2021
STORCH, Sami. Direito Sistêmico: primeiras experiências com constelações no judiciário. Filosofia, Pensamentos e Práticas das Constelações Sistêmicas, São Paulo, SP, n. 4, 2015.
STORCH, Sami. O que é direito sistêmico? Direito Sistêmico, 2010. Disponível em: https://direitosistemico.wordpress.com/2010/11/29/o-que-e-direito-sistemico/. Acesso em: 15 maio 2021.
STORCH, Sami. Sobre Sami Storch. Direito Sistêmico, 2010. Disponível em: https://direitosistemico.wordpress.com/author/direitosistemico/page/2/. Acesso em: 29 abr. 2021.
STORCH, Sami. Como implementar o uso das constelações na sua comarca? 2020 (1h09min22s). Disponível em: https://youtu.be/7vRGVZbf6FI. Acesso em: 05 abr. 2021.
STORCH, Sami; KLINJEY; Rossandro. O que é fazer justiça? 2020 (54min53s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yAewEz45j8k. Acesso em: 25 abr. 2021.
STORCH, Sami. A Origem do Direito Sistêmico: Pioneiro do movimento de transformação da justiça com as Constelações Familiares. Brasília: DF, Tagore Editora, 2020.
SOLARIS. Constelação nas ações judiciais. [2019]. Disponível em: https://solarisconstelacao.com.br/no-judiciario/. Acesso em: 16 mai. 2021.
VIEIRA, Adhara. A constelação sistêmica como política pública para resolução de conflitos. Revista Fórum Trabalhista. Brasília, ano 5, nº 22, jul.set. 2016. Belo Horizonte: Fórum.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).