“NEM NEGACIONISMO NEM APOCALIPSE – ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE: UMA PERSPECTIVA BRASILEIRA” - COMO COMPATIBILIZAR A ECONOMIA SEM PREJUDICAR O MEIO AMBIENTE?

Resumo

Apresentação dos experts:  Gesner José de Oliveira Filho, mestre e doutor em economia, certificado como Conselheiro Independente do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e membro do Comitê de Auditoria (CCoAud+ IBGC), membro do Conselho de Administração e do Comitê de Conformidade da Braskem, membro do Conselho de Administração da TIM, preside o Conselho de Administração e Membro do Conselho Fiscal da ESTRE Ambiental onde coordena o Comitê de Compliance, membro do Conselho de Administração da IGUÁ, membro do Comitê de Autorregulação da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN),  foi membro do Conselho de Administração da Usiminas, Sabesp, CESP, Banco Nossa Caixa e Varig, professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGVS-SP) e coordena o Centro de Estudos da Infraestrutura e Soluções Ambientais.

 

Artur Vilella Ferreira, administrador formado pela FGV-SP, pesquisador, autor de livro e artigos sobre Economia e Meio Ambiente.

Biografia do Autor

Vanessa Cristina Moreira Carvalho, Centro Universitário UniCathedral

Mestrado em Direito pela Universidade Alves Faria (UNIALFA). Professora do Curso de Direito no Centro Universitário UniCathedral. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Direito no Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (NUPEDIA-UFMT). Advogada. 

Dinara de Arruda Oliveira, Centro Universitário UniCathedral.

Doutorado em Direito público pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Mestrado em Direito pela Universidade de Marília (UNIMAR). Membro da Academia Matogrossense de Direito.  Professora do Curso de Direito no Centro Universitário UniCathedral. Pesquisadora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Direito no Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (NUPEDIA-UFMT). Advogada. 

Referências

BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Direito econômico. São Paulo: Celso Bastos, 2004.

FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Curso de direito constitucional. 40. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2014.

FONSECA, João Bosco Leopoldino da. Direito econômico. 7. ed., rev., atual., Rio de Janeiro: Forense, 2014.

GANEM, Roseli Senna. Curtume: Aspectos Ambientais, Biblioteca Digital: Câmara dos Deputados, Estudo: junho/2007, Disponível em: < https://www.camara.leg.br/> Acesso em: 18.05.2021.

MAZZILLI, Hugo Nigro. A defesa dos interesses difusos em juízo, 32 ed., São Paulo: Ed. Saraiva, 2021.

NUNES, Rizzato. Curso de direito do consumidor. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2019.

OLIVEIRA, Gesner; FERREIRA, Artur Villela. Nem Negacionismo nem Apocalipse – Economia do meio ambiente: Uma perspectiva brasileira. São Paulo: Bei, 2021.

PAULO, Márcia Loureiro. Monitoramento Informacional nos Curtumes do Estado de Mato Grosso do Sul, Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília. Brasília: DF, 2006. Disponível em: < https://repositorio.unb.br/handle/10482/5538>. Acesso em: 25.05.2021.

RICUPERO, Rubens. Prefácio, in OLIVEIRA, Gesner; FERREIRA, Artur Villela. Nem Negacionismo nem Apocalipse – Economia do meio ambiente: Uma perspectiva brasileira, São Paulo: Bei, 2021.

SANTOS, Fernando Vilela de Almeida. Entraves na Cadeia Produtiva de Carne no Brasil: Uma revisão bibliográfica. Monografia (Curso de Gestão em Agronegócio) Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária. Universidade de Brasília. Brasília: DF, julho/2017. Disponível em: <https://bdm.unb.br/handle/10483/18017>. Acesso em: 25.05.2021.

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA - SEFAZ. Governo fortalece cadeia produtiva do couro em MT. 17 de novembro de 2006. Disponível em: <http://www5.sefaz.mt.gov.br/--/governo-fortalece-cadeia-produtiva-do-couro-em-mt>. Acesso em: 19.05.2021.

SILVA, Américo Luís Martins. A ordem constitucional econômica. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2. ed., 2003.

OLIVEIRA, Luciana; TOOGE, Ricardy. Dona de Timberland e Vans diz que não vai comprar couro do Brasil até confirmar que não prejudica o meio ambiente. Portal G1. 29 de agosto de 2019. Agro. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2019/08/29/dona-de-timberland-e-vans-diz-que-nao-vai-comprar-couro-do-brasil-ate-confirmar-que-nao-prejudica-o-meio-ambiente.ghtml>. Acesso em: 26.05.2021.

Parte do Couro Processado em Mato Grosso ganha o Mercado Externo. Disponível em: . Acesso em: 23.05.2021.

Publicado
2021-10-06