O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENTRE CRENÇAS E PERCEPÇÕES

  • Eliziane Fernanda Navarro UAB/UFMT
  • Paulo Marcos Ferreira Andrade UNEMAT
  • Neiva Aparecida Pires de Souza UFMT/UAb
  • Neiva Aparecida Pires de Souza UFMT/UAb

Resumo

O ensino de Língua Espanhola na modalidade à distância tem sido alvo de preconcepções que podem provocar um retrocesso em um modelo de ensino que vem de encontro com as necessidades do mundo atual. Interessa-nos, a partir de um estudo bibliográfico de concepções e teorias de autores que discutem essa temática, analisar o processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola no curso de Letras Português/Espanhol ofertado pela Universidade Federal do Mato Grosso na modalidade à distância no polo de Barra do Bugres/MT iniciado em setembro de 2013. Se objetiva neste trabalho evidenciar através da pesquisa bibliográfica e das experiências dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras, que é possível superar conceitos pré-estabelecidos e criar uma nova percepção de aprendizagem. A pesquisa dessa temática é de suma importância, trata da desmistificação de crenças existentes no ensino de Língua Espanhola. O estudo está dividido em dois momentos: primeiro tratamos de conceituar o termo crenças e situar o diálogo no campo teórico; o segundo trata das percepções de docentes ambientados na plataforma moodle sobre o ensino/aprendizagem. Fazemos uma análise referente ao uso da plataforma virtual (AVA). Para fins de fundamentação tomamos por base os estudos de autores como BELAON (2010), BARCELOS (2001), KALAJA (1995), ESPINOSA TASET (2006), DEWEY (1933), ROCKEACH (1968) e outros que possam contribuir com a elucidação e compreensão da temática em foco.

Biografia do Autor

Eliziane Fernanda Navarro, UAB/UFMT

Mestra em Estudos Literários pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2016), com pesquisa na área de Literatura e vida social em países de língua portuguesa. Especialista em Tradução em Espanhol pela Universidade Gama Filho (2012). Possui graduação em Letras Português Espanhol e Literaturas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2010). Atualmente é professora tutora especialista em espanhol na UAB/UFMT. Atua, principalmente, com os temas: literatura latino americana, mitologia, colonização, narrativa de viagens e literatura e marginalidade.

Paulo Marcos Ferreira Andrade, UNEMAT

Graduando do curso Licenciatura Letras Português-Espanhol, UFMT/UAB, Polo de Barra do Bugres. Licenciado em Pedagogia- UNEMAT-Cáceres. Especialista em “Coordenação Pedagógica” e em “Gestão Escolar” pela UFMT- Cuiabá

Neiva Aparecida Pires de Souza, UFMT/UAb

Graduanda do Curso de Licenciatura Letras Português e Espanhol UFMT/UAb, Polo de Barra do Bugres, MT.

Neiva Aparecida Pires de Souza, UFMT/UAb

Graduanda do Curso de Licenciatura Letras Português e Espanhol UFMT/UAb, Polo de Barra do Bugres, MT.

Publicado
2018-02-16