A JUSTIÇA ENTRE A ÉTICA E A MORAL EM RICOEUR

Palavras-chave: Deontológico. Teleológico. Instituições Justas.

Resumo

 

Apresentamos a relação, no pensamento de Ricoeur, entre a questão da justiça e a ética e a moral. Nesse sentido, abordamos brevemente as definições conceituais sobre ética e moral e, posteriormente, apresentamos a chamada “pequena ética” ricoeuriana, procurando evidenciar o percurso que o filósofo francês realiza ao traçar um concepção de justiça que implique tanto o concepção ética, em que o bom (vida boa) é o visado, quanto a moral, em que o elemento da obrigação (dever) fica caracterizado. Ricoeur expõe o justo que se encontra entre o legal e o bom, sem opor o deontológico ao teleológico, reafirmando um primado da ética quando abordamos a questão da justiça.

Biografia do Autor

Elton Moreira Quadros, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professor do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor do quadro permamente do PPG em Memória: linguagem e sociedade (UESB). Doutor em Memória: linguagem e Sociedade pela UESB. Coordenador do Grupo de pesquisa CNPq em Fenomenologia, Memória e Justiça.

Marcella Marques dos Santos Cerilo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestranda no PPG em Memória: linguagem e sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Bacharel em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Advogada. Membro do grupo de pesquisa CNPq em Fenomenologia, memória e justiça.

Referências

ABEL, O. Paul Ricoeur a promessa e a regra. São Paulo/SP: Instituto Piaget, 2002.

MAGALHÃES. T. C. de. A reflexão de Ricoeur sobre o justo. In: SÍNTESE – Revista de Filosofia: Belo Horizonte/MG, v.29, n.93, 2002.

PADILHA, R. A. Entre o bom e o legal: Ricoeur e a noção de justiça. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria, disponível em: http://www3.ufsm.br/ppgf/uploads/2011/10, acessado em 25/07/2019, Santa Maria, 2012.

PINTO. L.N. de A. A tríplice constituição da perspectiva ética de Paul Ricoeur. In: Synesis: Revista do Centro de Teologia e Humanidades. Petrópolis, ISSN 1984-6754, agosto/2012.

RICOEUR, P. O justo 1: a justiça como regra moral e como instituição; tradução Ivone C. Benedetti. São Paulo/SP: WMF Martins Fontes, 2008.

RICOEUR, P. O justo 2: a justiça e verdade e outros estudos; tradução Ivone C. Benedetti. São Paulo/SP: WMF Martins Fontes, 2008b.

SIMÕES, A. C. Solicitude e respeito ao outro em Paul Ricoeur. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria, disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9121, acessado em 17/06/2019, Santa Maria, 2013.

Publicado
2022-03-08