REPRESENTAÇÕES ACADÊMICAS DO CONHECIMENTO SOBRE O RACISMO E A IDENTIDADE AFRODESCENDENTE
Resumo
A questão racial registra-se como um tema científico que conduz uma visão sobre os negros diante de um racismo considerado histórico na cultura brasileira, podendo ser compreendida pela produção acadêmica vinculada à cadeira de Antropologia (USP). Selecionando-se o protagonismo e representação intelectual do Prof. Dr. Kabengele Munanga, construiu-se neste artigo um campo científico de saberes expressos nas suas obras, dissertações e teses por ele orientadas. A análise retrata os caminhos legitimados de conhecimentos que se tornaram abrangentes na luta e formação de políticas públicas de autoafirmação contra a discriminação racial do negro. A atuação política e profissional mobilizou-se para a universidade como um compromisso social de direitos humanos.
Referências
CARVALHO, Camila Magalhães. Por uma perspectiva crítica de Direitos Humanos: o caso das cotas para a população negra no acesso ao ensino superior público. Dissertação de Mestrado em Direitos Humanos, Universidade de São Paulo, 2011.
CRUZ, Luis Felipe Ferreira Mendonça. Ações Afirmativas e o princípio da igualdade. Dissertação de Mestrado em Direitos Humanos, Universidade de São Paulo, 2008.
FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Ática, 2008.
_____________________. A natureza sociológica da sociologia. São Paulo: Ática, 1980.
FIGUEIREDO, Angela. A obra de Carlos Hasenbalg e sua importância para os estudos das relações das desigualdades raciais no Brasil. Revista Sociedade e Estado, vol. 30, n.º 1, Brasília, jan./abr. 2015.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala. Lisboa, Livros do Brasil,1957.
_______. Novo mundo nos trópicos. São Paulo, Nacional/EDUSP, 1969.
GOMES, Janaína Damasceno. Os segredos de Virgínia: estudos de atitudes e teorias raciais na São Paulo dos anos de 1940-1950. Tese de Doutorado em Antropologia Social, Universidade de São Paulo, 2013.
GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Classes, raças e democracia. São Paulo: Editora 34, 2002.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. 3.ª ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
____________________. Uma abordagem conceitual das nações de raça, racismo, identidade e etnia. In: Programa de educação sobre o negro na sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2004.
____________________. Teorias sobre o racismo. In: ______________. Estudos e pesquisas. Racismo: perspectivas para um estudo contextualizado da sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal Fluminense, 1998.
PEREIRA, João Baptista Borges. Estudos antropológicos das populações negras na Universidade de São Paulo. Revista de Antropologia, vol. 24, São Paulo, 1981, pp. 61-84.
PRADO JÚNIOR, Caio. Evolução política do Brasil: colônia e império. São Paulo: Brasiliense, 2007.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Raça, Cor e Linguagem. In: KON, Noemi Moritz; ABUD, Cristiane Curi; SILVA, Maria Lúcia da. O racismo e o negro no Brasil: questões para a psicanálise. 1.ª edição, São Paulo: Perspectiva, 2017.
SILVA, Maria do Socorro da. Ações afirmativas para afrodescendentes: um instrumento para a justiça social no Brasil. Dissertação de Mestrado em Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2009.
VIANA, Oliveira. Raça e assimilação. São Paulo: Editora Nacional, 1938.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).