REPRESENTAÇÕES ACADÊMICAS DO CONHECIMENTO SOBRE O RACISMO E A IDENTIDADE AFRODESCENDENTE

Palavras-chave: Racismo. Negro. Afrodescendente. Cotas Raciais. Cultura de Direitos Humanos.

Resumo

A questão racial registra-se como um tema científico que conduz uma visão sobre os negros diante de um racismo considerado histórico na cultura brasileira, podendo ser compreendida pela produção acadêmica vinculada à cadeira de Antropologia (USP). Selecionando-se o protagonismo e representação intelectual do Prof. Dr. Kabengele Munanga, construiu-se neste artigo um campo científico de saberes expressos nas suas obras, dissertações e teses por ele orientadas. A análise retrata os caminhos legitimados de conhecimentos que se tornaram abrangentes na luta e formação de políticas públicas de autoafirmação contra a discriminação racial do negro. A atuação política e profissional mobilizou-se para a universidade como um compromisso social de direitos humanos.

Biografia do Autor

Marília Gomes Ghizzi Godoy, Universidade Santo Amaro

Doutora em Psicologia Social (PUC-SP), professora do Mestrado em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro (UNISA). 

Leonardo Felipe Gonçalves Duarte, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Mestrando do programa de pós graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Pós graduado em Pedagogia: gestão docência (PUC-PR). Graduado em Pedagogia pela Universidade Santo Amaro (UNISA). 

Rodrigo Gonçalves Duarte, Universidade Cidade São Paulo

Mestrando do programa de pós graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Pós-graduado em Direitos humanos e questão social (PUC-PR). Pós graduado em Pedagogia: gestão docência (PUC-PR). Graduando em Ciências Sociais (Licenciatura) pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduado em Pedagogia pela Universidade Santo Amaro (UNISA). 

Referências

BICUDO, Virgínia Leone. Estudos de atitudes raciais de pretos e mulatos em São Paulo. Tese de Mestrado em Ciências, Divisão de estudos pós-graduados, Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1945.
CARVALHO, Camila Magalhães. Por uma perspectiva crítica de Direitos Humanos: o caso das cotas para a população negra no acesso ao ensino superior público. Dissertação de Mestrado em Direitos Humanos, Universidade de São Paulo, 2011.
CRUZ, Luis Felipe Ferreira Mendonça. Ações Afirmativas e o princípio da igualdade. Dissertação de Mestrado em Direitos Humanos, Universidade de São Paulo, 2008.
FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Ática, 2008.
_____________________. A natureza sociológica da sociologia. São Paulo: Ática, 1980.
FIGUEIREDO, Angela. A obra de Carlos Hasenbalg e sua importância para os estudos das relações das desigualdades raciais no Brasil. Revista Sociedade e Estado, vol. 30, n.º 1, Brasília, jan./abr. 2015.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala. Lisboa, Livros do Brasil,1957.
_______. Novo mundo nos trópicos. São Paulo, Nacional/EDUSP, 1969.
GOMES, Janaína Damasceno. Os segredos de Virgínia: estudos de atitudes e teorias raciais na São Paulo dos anos de 1940-1950. Tese de Doutorado em Antropologia Social, Universidade de São Paulo, 2013.
GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Classes, raças e democracia. São Paulo: Editora 34, 2002.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. 3.ª ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
____________________. Uma abordagem conceitual das nações de raça, racismo, identidade e etnia. In: Programa de educação sobre o negro na sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2004.
____________________. Teorias sobre o racismo. In: ______________. Estudos e pesquisas. Racismo: perspectivas para um estudo contextualizado da sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal Fluminense, 1998.
PEREIRA, João Baptista Borges. Estudos antropológicos das populações negras na Universidade de São Paulo. Revista de Antropologia, vol. 24, São Paulo, 1981, pp. 61-84.
PRADO JÚNIOR, Caio. Evolução política do Brasil: colônia e império. São Paulo: Brasiliense, 2007.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Raça, Cor e Linguagem. In: KON, Noemi Moritz; ABUD, Cristiane Curi; SILVA, Maria Lúcia da. O racismo e o negro no Brasil: questões para a psicanálise. 1.ª edição, São Paulo: Perspectiva, 2017.
SILVA, Maria do Socorro da. Ações afirmativas para afrodescendentes: um instrumento para a justiça social no Brasil. Dissertação de Mestrado em Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2009.
VIANA, Oliveira. Raça e assimilação. São Paulo: Editora Nacional, 1938.
Publicado
2022-09-28