ENSINO REMOTO: MEDIAÇÕES E DIFICULDADES EXPERIMENTADAS PELOS PROFESSORES

Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural. ensino remoto. mediação pedagógica.

Resumo

A psicologia histórico-cultural aponta que os indivíduos aprendem e se desenvolvem através das interações com outros sujeitos e numa dada cultura.  Discorrer sobre as experiências de ensino poderá promover importantes contribuições com a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. Trata-se aqui de um relato de experiência que objetivou discutir as dificuldades elencadas pelos 845 professores acompanhados neste trabalho, todos em contexto de trabalho remoto na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte. A experiência desvelou algumas barreiras como falta de acesso aos equipamentos tecnológicos tanto por parte dos alunos quanto dos professores, falta de acesso a um provedor de internet com suporte adequado, frágil organização dos espaços de estudo, precário apoio familiar e pouca familiaridade com as tecnologias. Ainda evidenciou quão articuladas estavam as dificuldades de professores e alunos. Confirmou a fragilidade do ensino público no sentido de assegurar o direito à educação gratuita de qualidade para todos, bem como a necessidade de mediações pedagógicas que considerem essas fragilidades desencadeadas pela pandemia.

Biografia do Autor

Juliana Carlos Guimarães, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pedagoga (UFRN), Psicóloga (Universidade Potiguar), Mestranda em Educação Especial (UFRN).

Maria da Apresentação Barreto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Psicóloga (UFRN), Mestre em Educação e Saúde (Universidade de Fortaleza), Doutora em Educação (UFRN)

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Publicado
2021-06-23