ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Microcefalia. Zika virus. Educação inclusive. Cartilha.

Resumo

Neste artigo apresenta-se como objetivo descrever uma cartilha sobre a microcefalia com ênfase na apresentação de orientações educacionais. Quanto aos aspectos metodológicos, o principal instrumento de coleta de dados foi o registro e sistematização de dúvidas sobre microcefalia através de grupos de mensagens com professores e profissionais da Educação Especial. Essa primeira dimensão exploratória evidenciou a necessidade de disponibilizar informações pedagógicas sobre a microcefalia. Como principais resultados descrevemos uma dessas possibilidades de diálogo que está identificado em cartilha, realizada a partir da ênfase dada às alternativas educacionais em debate. Discutimos algumas referências ao tema presentes na literatura brasileira e como tais referências bibliográficas e audiovisuais podem contribuir para a orientação de profissionais da educação e a comunidade escolar em geral. O estudo conclui que a cartilha pode ser um objeto de ensino em ações de formação continuada na perspectiva de auxiliar a prática docente em sala de aula nos municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Macaíba, bem como para outros desdobramentos da pesquisa, como, por exemplo, direcionada para a comunidade em geral.

Biografia do Autor

Janaína Karla Gomes Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pedagoga, mestranda em Educação especial. Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Gessica Fabiely Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do programa de pós-graduação em Educação Especial, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Publicado
2021-06-23