ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Neste artigo apresenta-se como objetivo descrever uma cartilha sobre a microcefalia com ênfase na apresentação de orientações educacionais. Quanto aos aspectos metodológicos, o principal instrumento de coleta de dados foi o registro e sistematização de dúvidas sobre microcefalia através de grupos de mensagens com professores e profissionais da Educação Especial. Essa primeira dimensão exploratória evidenciou a necessidade de disponibilizar informações pedagógicas sobre a microcefalia. Como principais resultados descrevemos uma dessas possibilidades de diálogo que está identificado em cartilha, realizada a partir da ênfase dada às alternativas educacionais em debate. Discutimos algumas referências ao tema presentes na literatura brasileira e como tais referências bibliográficas e audiovisuais podem contribuir para a orientação de profissionais da educação e a comunidade escolar em geral. O estudo conclui que a cartilha pode ser um objeto de ensino em ações de formação continuada na perspectiva de auxiliar a prática docente em sala de aula nos municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Macaíba, bem como para outros desdobramentos da pesquisa, como, por exemplo, direcionada para a comunidade em geral.
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