O MESTRADO PROFISSIONAL EM CULTURAS AFRICANAS, DA DIÁSPORA E DOS POVOS INDÍGENAS E SUA TRAJETÓRIA

Palavras-chave: PROCADI. Educação. Relações étnico-raciais. Inclusão.

Resumo

Este artigo se propõe a apresentar e discutir os impactos da implementação do Programa de Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas-PROCADI, na Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns, que se situa no Agreste Meridional de Pernambuco. O PROCADI teve seu nascedouro a partir da instituição nesta Universidade do Núcleo de Estudos sobre África e Brasil-NEAB. Dessa maneira, uma série de ações em articulação com a formação de professores e com as comunidades quilombolas e indígenas culminaram na aprovação do referido programa. Nesse contexto, destacamos como o PROCADI, único programa de Mestrado Profissional da área de Antropologia, vem desenvolvendo as suas atividades de pesquisa, bem como, quais foram os desafios ao longo desse processo. Reconhecemos que promover através da pesquisa o estudo das relações étnico-raciais é assumir um compromisso educacional no Ensino Superior com a valorização das diferenças.

Biografia do Autor

Tarcia Regina da Silva, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutorado em Educação. Professora Associada e Livre Docente da Universidade de Pernambuco. 

Silvania Chagas, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutorado em Letras. Professora Adjunta da da Universidade de Pernambuco. 

Vânia Rocha Fialho de Paiva e Souza, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutorado em Sociologia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE e do Mestrado em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas da UPE. 

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Publicado
2022-05-12